segunda-feira, 18 de março de 2013

Revisando as classes gramaticais


I-                   Vamos recordar as classes gramaticais, relacionando o nome de cada uma delas aos exemplos e aos conceitos:
Exemplos
Classes gramaticais
Conceito
(   ) de, em ,para, por, a
(1) substantivo
(     ) Palavras que dão nome aos seres.
(   ) amanhã, longe, não, bem
(2) artigo
(     ) Palavras que expressam características do ser.
(  ) cinco, primeiro, meio, oitavo
(3) adjetivo
(  ) Palavras que indicam quantidade, ordem, multiplicação ou fração.
 (  ) o, a, um, uma
(4) pronome
(     ) Palavras que se antepõem ao substantivo para defini-lo ou indefini-lo.
(  ) eu, minha, este, alguém, lhe
(5) numeral
(   ) Palavras que substituem ou acompanham o substantivo.
(  ) ler, rir, pôr, sonhar
(6) verbo
(  ) Palavras que exprimem ação, estado ou fenômeno da natureza.
(  ) Oh! Ah! Ai!
(7) preposição
(   ) Palavras que exprimem circunstâncias de tempo, modo, lugar, etc.
(  )  feliz, livre, cheio, mau
(8) advérbio
(  ) Palavras que servem de ligação entre dois termos.
(  ) e, mas, ou, quando, conforme
(9) interjeição
(  ) Palavras que ligam orações.
(  ) Gabriel, professora, aluno
(10) conjunção
(  ) Palavras que exprimem estado emocional.

II-                 Marca a resposta certa:
1- Assinala a alternativa em que as palavras em destaque são, respectivamente, pronome reto e advérbio:
a) Euaqui pra quê? (verso 1)
b) Ou será que é pra sentar, me acomodar e obedecer? (verso 3)
c) Sem recreio de saco cheio porque eu não fiz o dever (verso 5)
d)A professora já tá de marcação porque sempre me pega (verso 6)

2- “E ela esfrega na minha cara um zero bem redondo “ (verso 8) As palavras em destaque neste trecho do texto são, respectivamente:
a) substantivo, artigo, verbo
b) adjetivo, advérbio, pronome indefinido
c) numeral, advérbio, adjetivo
d) conjunção, interjeição, substantivo

3- “Mas meus pais só querem que eu "vá pra aula!" e "estude!" (verso 11) A conjunção em destaque é:
a) coordenativa aditiva
b) coordenativa  adversativa
c) subordinativa integrante
d) subordinativa adverbial causal

4- “ Disfarçando, espiando, colando toda prova dos colegas” (verso 7) As formas verbais em destaque estão no:
a) infinitivo                 b) gerúndio                 c) particípio                 d) indicativo

5- “ E quando chega o boletim em casa eu me escondo” (verso 9) As palavras em destaque são, respectivamente:
a) conjunção subordinativa adverbial temporal, advérbio de lugar, pronome oblíquo
b) conjunção subordinativa adverbial concessiva, advérbio de tempo, pronome reto
c) conjunção subordinativa adverbial consecutiva, advérbio de negação, pronome demonstrativo
d) conjunção subordinativa adverbial causal, advérbio de dúvida, pronome indefinido

6-        As expressões em destaque são verbos, exceto em:
a)      Eu tô aqui pra quê”? (verso 1)
b)      Será que é pra aprender”? (verso 2)
c)      “Ou será que é pra sentar, me acomodar e obedecer”? (verso 3)
d)      “Tô tentando passar de ano pro meu pai não me bater” (verso 4)

7-             Assinala a alternativa em que a palavra em destaque é uma conjunção que dá ideia de tempo:
a)      Ou será que é pra sentar, me acomodar e obedecer”? (verso 3)
b)      Sem recreio de saco cheio porque eu não fiz o dever(verso 5)
c)      E ela esfrega na minha cara um zero bem redondo(verso 8)
d)      E quando chega o boletim lá em casa eu me escondo(verso 9)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficamos contentes com teu comentário.
Tua participação é importante.

Educadores Multiplicadores