sexta-feira, 8 de março de 2013

Estudo errado - Gabriel Pensador

Vídeo “Estudo Errado” de Gabriel Pensador



                                         I.                        Leitura silenciosa e oral  de trechos da letra da música:

Estudo Errado

Eu tô aqui pra quê?

Será que é pra aprender?
Ou será que é pra sentar, me acomodar e obedecer?
Tô tentando passar de ano pro meu pai não me bater
Sem recreio de saco cheio porque eu não fiz o dever
A professora já tá de marcação porque sempre me pega
Disfarçando, espiando, colando toda prova dos colegas
E ela esfrega na minha cara um zero bem redondo
E quando chega o boletim lá em casa eu me escondo
Eu quero jogar botão, videogame, bola de gude
Mas meus pais só querem que eu "vá pra aula!" e "estude!"
Então dessa vez eu vou estudar até decorar “cumpádi”
Pra me dar bem e minha mãe deixar ficar acordado até mais tarde (...)

                II.            Refletindo:
1)   Observa este trecho da letra da música:
 “Eu tô aqui pra quê? /Será que é pra aprender? / Ou será que é pra sentar, me acomodar e obedecer?
a)      Por que  o compositor faz estes questionamentos? 
b)      O que ele quis dizer com “Ou será que é pra sentar, me acomodar e obedecer”?
c)      Como tu achas que o compositor se sente em relação à escola?
d)      E tu, vens para a escola para quê?

2)   Com base nas informações contidas na letra da música, caracteriza:
a)         O aluno (quem dialoga na canção);
b)        O pai;
c)         A professora;
d)        A escola.

3-    “A professora já tá de marcação porque sempre me pega / Disfarçando, espiando, colando toda prova dos colegas”
a)      Comenta as atitudes do aluno e da professora explícitas neste trecho.

4-            O que o aluno resolveu fazer? Por quê? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficamos contentes com teu comentário.
Tua participação é importante.

Educadores Multiplicadores