domingo, 31 de março de 2013

Estudo Errado - Parte II

     Conforme combinado com as turmas 200 e 201, continuamos com as atividades que envolvem a música "Estudo errado" de Gabriel Pensador.


                                                I.                        Leitura silenciosa e oral  do 2º trecho da letra da música “Estudo Errado”:

(...) Na hora do jornal eu desligo porque eu nem sei o que é inflação
- Ué, não te ensinaram?
- Não. A maioria das matérias que eles dão eu acho inútil
Em vão, pouco interessantes, eu fico pu..
Tô cansado de estudar, de madrugar, que sacrilégio
(Vai pro colégio!!!)
Então eu fui relendo tudo até a prova começar
Voltei louco pra contar:
Manhê! Tirei um dez na prova
Me dei bem tirei um cem e eu quero ver quem me reprova
Decorei toda lição
Não errei nenhuma questão
Não aprendi nada de bom
Mas tirei dez (boa filhão!)
Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci
Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi
Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci
Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi
Decoreba: esse é o método de ensino

                              II.         Refletindo:
1-      Por que o Juquinha desliga a televisão na hora do jornal?
2-      Relê os versos três e quatro e comenta a opinião do Juquinha sobre o que lhe ensinam no colégio?
3-      E qual a tua opinião sobre o que te ensinam no colégio?
4-      Por que Juquinha voltou feliz para casa (verso 9)?
5-      Qual a reação dos pais de Juquinha quando ele conta que tirou “dez”?
6-      Segundo o relato de Juquinha, os pais se importam com o fato de ele não ter aprendido nada? Justifica tua resposta.
7-      Comenta estes trechos do texto: “Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci /
Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi...”
8-      Tu achas que o que acontece com Juquinha acontece também em nossa escola? Justifica.
9-      Juquinha finaliza este trecho dizendo que “decoreba” é o método de ensino aplicado na escola em que ele estuda.
a)      O que é decoreba?
b)      O que tu pensas sobre esse método? Ele é eficaz? Justifica.
c)      Esse método é utilizado também em nossa escola? Comenta.
10-  De que forma a escola deve trabalhar para que não ocorra o que Juquinha relata nos versos 15 e 16?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficamos contentes com teu comentário.
Tua participação é importante.

Educadores Multiplicadores