quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Sexualidade na adolescência

A 7ª série está participando de um projeto coordenado pela professora Márcia Cereser, conheçam o projeto na íntegra e acompanhem os ensaios da peça teatral escrita pela turma, que será apresentada em breve para toda a escola.

Projeto
Mudanças físicas e emocionais na adolescência








Candiota, 2012

1- Segmento Cultural:
ü  Arte, Ciências, Literatura

2- agentes envolvidos:
ü  Escola Estadual de Ensino Médio Jerônimo Mércio da Silveira;
ü  Setor Pedagógico da 13ª CRE;
ü  Secretaria Municipal de Saúde de Candiota;
ü  Professores de Ciências, Língua Portuguesa, Arte, Matemática;
ü  Supervisora;
ü  Alunos da 7ª série do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio;

3- IDENTIFICAÇÃO:
3.1 DADOS DA ESCOLA:
NOME: Escola Estadual de Ensino Médio Jerônimo Mércio da Silveira
ENDEREÇO: Rua Walter Montanha, n° 104   
                      Vila Residencial  - Candiota – Rio Grande do Sul
TELEFONE: (053) 3245-5217
E-MAIL: jerônimomsilveira@gmail.com
DIRETOR: Profº Gérson Barros Goulart
VICE-DIRETORES:   Profª Zenaide Montes
                                   Profª Ana Elisabete Bezerra
                                   Profº Luis Antônio Dworakowski
SUPERVISÃO: Profª Luciane Silva da Silva _ turno da manhã
                         Profª Sandra Blóis
                         Profª  Lisiane Moreira Barcellos – turno da noite
TURNOS DE FUNCIONAMENTO: Manhã, tarde e noite.



3.2 Equipe Gestora
ü  ALICE MOREIRA – Licenciada em Arte – Especialista em artes visuais na educação, construção e reconstrução da imagem – professora de Arte.
ü  GEOVANA RAHMEIER – Cursando Química – professora de Matemática
ü  LISIANE MOREIRA BARCELLOS – Licenciada em Pedagogia com Habilitação em Séries Iniciais – Especialista em Educação Especial e Inclusiva – Supervisora.
ü  MÁRCIA CERESER – Licenciada em Biologia – Especialista em Supervisão Escolar – Professora de Ciências.
ü  SÔNIA ADRIANA MOREIRA MARQUES – Licenciada em Letras pela URCAMP. Especialista em Língua Portuguesa – Professora de Língua Portuguesa.

3.3  ÁREAS ENVOLVIDAS:
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Matemática e suas Tecnologias

3.4 NÍVEL DE ENSINO:
Ensino Fundamental -   Séries Finais (7ª série)
Ensino Médio – 1º ano

4. Período de Realização
ü  Duração Total: 6 (seis) meses – de  maio a outubro de 2012.
ü  Maio – Escolha da turma que participa do projeto;
            Organização das ações;
ü  Dia 21/06/2012- Apresentação do Projeto à turma, sorteio de brindes, dinâmica de grupo, mobilização dos alunos para participação do projeto;
ü  Julho e agosto: Apresentação de vídeos e debate;
                          Produção de texto para dramatização;

ü  De 13 de julho a 29 de  julho– Recesso escolar.
ü  Agosto e setembro – ensaio da dramatização.
ü  Outubro – Produção de reportagem sobre gravidez na adolescência;
                 Apresentação para Ensino Fundamental – 31/10/2012
                 Apresentação para Ensino Médio – 01/11/2012

ü  Novembro – Apresentação das reportagens, participação no concurso de redação;

5. Locais de realização
ü  Escola Estadual de Ensino Médio Jerônimo Mércio da Silveira – Os trabalhos serão desenvolvidos nos diversos espaços oferecidos pela escola: salas de aula, sala de vídeo, laboratório de informática, pátio.
6. RESUMO E JUSTIFICATIVA
Considerando que as mudanças físicas e emocionais que ocorrem durante a adolescência mexem significativamente com os jovens, causam dúvidas e desconforto, podem ocasionar desentendimentos entre familiares e amigos, e que um comportamento desequilibrado, devido à falta de informação e apoio familiar traz consequências sérias para o futuro deste jovem, justifica-se a necessidade da implantação deste projeto na escola.
O projeto pretende desenvolver ações que priorizem a informação, o estudo e a troca de experiências entre os jovens abordando entre outros assuntos, a gravidez precoce e o uso de drogas.

7. OBJETIVOS DO PROJETO:
Incentivar o desenvolvimento de ações voltadas para a promoção da saúde sexual e reprodutiva, com a redução de doenças sexualmente transmissíveis e prevenção ao uso de drogas.
7.1 OBJETIVOS GERAIS
ü  Divulgar o trabalho realizado na escola para a comunidade em geral, valorizando a pesquisa, a criatividade, a produção da escrita e a cultura, estimulando a responsabilidade, a cooperação e a busca do conhecimento;
ü  Despertar nos alunos e na comunidade em geral, o interesse pela leitura, a busca de informação e a motivação para o pleno gozo dos direitos em sociedade, o respeito ao próximo e o alcance de uma vida digna e feliz.
ü  Criar um ambiente rico em estímulos, interativo, participativo e acolhedor, no qual os alunos possam viver novas experiências, expressando seus pensamentos, sentimentos e emoções livremente.
ü  Integrar a comunidade escolar, enfocando assuntos de interesse público sob a ótica das variadas disciplinas do currículo escolar, contemplados nas produções artísticas dos alunos.
ü  Promover um espaço de pesquisa, informação e troca de experiências sobre sexualidade na adolescência, gravidez precoce e uso de drogas.

7.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
ü  Aprimorar a produção escrita e oral;
ü  Exercitar a criatividade, produzindo  textos e participando de dramatizações;
ü  Estimular a liberdade de expressão;
ü  Valer-se da estrutura da norma padrão para a produção de textos escritos e exposições orais;
ü  Analisar e interpretar os recursos expressivos das línguas, das manifestações artísticas e da cultura corporal de movimento, de modo contextualizado;
ü  Informar sobre sexualidade na adolescência, gravidez precoce e drogas;

8. METAS
ü  Mobilizar a participação dos alunos do 7ª série do Ensino Fundamental e do 1º do Ensino Médio;
ü  Informar os alunos sobre as mudanças que ocorrem no corpo  durante a adolescência, os métodos contraceptivos,  os riscos de uma gravidez precoce e a importância de uma vida sexual saudável;
ü  Criação e produção de uma peça de teatro sobre o tema e apresentação á comunidade escolar.


9- METODOLOGIAS
9.1 AULAS TEÓRICAS
ü  Leitura de textos informativos;
ü  Apresentação de slides e vídeos;

9.2  AULAS PRÁTICAS
ü  Relatos de experiência;
ü  Produção de texto para dramatização;
ü  Ensaios;
ü  Confecção de cenários e figurinos;
ü  Dramatização;
ü  Entrevista com profissionais da área da saúde;
ü  Produções de textos (reportagens);
ü  Apresentação do teatro;
ü Participação no concurso de redações;

10. APRESENTAÇÃO
A apresentação das dramatizações será nos dias 31/10/2012 para os alunos do Ensino Fundamental  e 01/11/2012 para os alunos do ensino Médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficamos contentes com teu comentário.
Tua participação é importante.

Educadores Multiplicadores