quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Basebol e Futebol Americano

                                                                                                                                    
                                                  Basebol   


          O basebol (ou beisebol) (do inglês baseball), é um desporto praticado por duas equipes de nove jogadores, que alternadamente ocupam as posições de ataque e defesa. O objetivo é pontuar batendo com um bastão em uma bola lançada e depois correr pelas quatro bases do campo. Um jogador da equipe atacante pode parar em uma das bases e, depois, avançar com a ajuda da rebatida de um companheiro. Os times trocam de posição assim que três rebatedores são eliminados. Um turno de ataque e defesa de cada time representa uma entrada e nove entradas compõem um jogo profissional. O time com mais corridas no final vence.
       É um desporto muito popular na América do Norte, em alguns países da América Central, no Caribe hispanófono e no Extremo Oriente. Nos Estados Unidos a modalidade é a que atrai mais espectadores aos estádios. O basebol, apresentado a título de modalidade de demonstração em vários Jogos Olímpicos dispersos ao longo do tempo, foi incluído no programa oficial dos Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992, sendo posteriormente removido a partir de Londres 2012 

                                             Partida

  • Cada equipe ataca e defende alternadamente. A equipe que defende entra em campo com nove jogadores. A que ataca, logo de início, conta com apenas um, o batedor. Todos os jogadores da equipa atuam como batedores, um por vez, numa sequência estabelecida pelo técnico antes do início da partida — a ordem de batimento ou line up.
  • A partida é disputada em nove entradas (innings). Uma entrada é formada por um turno de ataque e um de defesa, para cada equipa. Os visitantes têm o direito de começar o ataque. A mudança acontece quando a equipa que defende consegue eliminar três atacantes adversários (batedores e/ou corredores).
  • Não existem empates. Se no final das nove entradas o jogo estiver empatado, entradas extra vão sendo acrescentadas até ao desempate.
  • Se o batedor não conseguir completar as quatro bases na mesma jogada, ele pára naquela que tiver alcançado e um novo batedor entra na partida. O batedor anterior é agora chamado corredor e continua na tentativa de completar as bases.
  • Uma equipa consegue anotar uma corrida quando um corredor consegue percorrer o diamante formado pelas quatro bases. A corrida para as bases começa logo quando o batedor devolve a bola arremessada pelo lançador (pitcher) dentro da área de jogo. O batedor corre até que um defesa consiga devolver a bola para algum de seus companheiros que ficam posicionados junto às bases.[4]
  • Também se anota uma corrida quando o batedor bate a bola, de forma válida, para fora do campo de jogo (home run). Se houver corredores em base, eles também anotam.
  • Um batedor é eliminado quando o pitcher lança três bolas correctamente e ele não as consegue bater. Strike é como se chama a um lançamento que chega ao batedor no espaço entre o joelho e as axilas, com uma largura de 48,18 centímetros (correspondente à home plate), formando assim um retângulo imaginário chamado de zona de strike. Quatro bolas fora da zona, ou uma bola que atinge o batedor, colocam o batedor automaticamente na primeira base — base por bolas, também chamado de walk.[5]
  • O batedor também é eliminado quando: um dos defensores pega a bola batida antes que ela caia no chão; quando os defensores conseguem chegar à base em disputa com a bola, antes do atacante; ou quando um defensor toca o atacante com a bola antes que ele alcance uma base.
  • Um corredor nas bases é eliminado quando uma bola batida o atinge; quando, deixando sua base, a bola batida é agarrada antes de cair ao chão (fly out ou line out), e os defensores conseguem chegar à mesma base com a bola antes que o corredor volte.
  • Home run é o nome da jogada em que o batedor bate a bola para fora dos limites do campo e consegue completar as quatro bases na mesma jogada                                                                                                                
                                              NFL    (Futebol Americano) 
                                                                                                                                    Os playoffs (ou mata-matas) são disputados no mês de janeiro. É disputada em jogos únicos por 12 times, os 8 campeões das 8 divisões, mais os 2 melhores de cada conferência que não ganharam sua divisão (o chamado Wild-Card). Os playoffs de cada conferência são separados e disputados por seis times cada.
            Em cada conferência, os 4 campeões de divisão são classificados com os números de 1 a 4, na ordem da melhor campanha na temporada regular. Os dois times de Wild-Card recebem os números 5 e 6. Na primeira semana dos playoffs, chamada de "Wild Card Weekend" (em geral o primeiro fim de semana de janeiro), o time 3 pega o time 6 e o time 4 pega o 5, enquanto os times 1 e 2 não jogam. A segunda semana é chamada de "Divisional Playoff", e corresponde às semi finais da conferência. O time 1 pega o pior time que avançou do "Wild Card Weekend", e o time 2 pega o melhor time a ter avançado do "Wild Card Weekend". Finalmente, na terceira semana há a final da conferência. Todos os confrontos são em jogo único disputado na casa do melhor time (com a melhor classificação na temporada regular). Super Bowl
           O Super Bowl é como é chamada a final da NFL. Disputado em um jogo único sempre no primeiro domingo de fevereiro em uma sede pré definida. Os campeões da American Conference e da National Conference decidem o campeonato.

        Por: Gabriel Maurente e Lucas Maurente

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficamos contentes com teu comentário.
Tua participação é importante.

Educadores Multiplicadores