quinta-feira, 2 de maio de 2013

Seminário Integrado de Língua Portuguesa - Turmas 200 e 201

       Iniciamos as aulas de Seminário Integrado de Língua Portuguesa nos 2ºs anos do Ensino Médio, analisando os princípios orientadores do Ensino Médio Politécnico.
        Os alunos se organizaram em grupos e apresentaram os trabalhos.


1- Interdisciplinaridade

         A interdisciplinaridade implica a existência de um conjunto de disciplinas interligadas e com relações definidas, que evitam desenvolver as suas atividades de forma isolada, que se apresenta como um meio, eficaz, de articulação do estudo da realidade e produção de conhecimento com vista à transformação.
       Traduz-se na possibilidade real de solução de problemas, dando significado ao conhecimento que irá possibilita a intervenção para a mudança de uma realidade.
       O trabalho interdisciplinar, como estratégia metodológica, viabiliza o estudo da temáticas transversalizadas, o qual alia a teoria e prática.
        Com as vivências do ensino politécnico, o ano passado foi muito bom, para nos ajudar a aprofundar mais sobre os assuntos , o que aprendemos no dia-a-dia, o lado bom de tudo isso é que é implantado em todas as matérias o assunto estudado, isso facilita na hora das notas, de pôr em pratica o trabalho, enfim em tudo. Esperamos que esse ano seja ainda melhor e que continuemos aprendendo ainda mais, sobre o que está sendo estudado.

Turma 200:
Andrei Veiga
Bianca de Morais 
Lauane  Legel
Jerlani Klein
Kaiele da Silva
Marcella Fonseca 

 Turma 201
Juliana Acosta
Elsongiã da Silva
Rafaela Gonçalves
Raquel Oliveira

       Ótimo trabalho apresentado pelos grupos. Esperamos corresponder às expectativas de vocês, que possamos fazer da interdisciplinaridade, não apenas um princípio do EMP, mas uma prática no cotidiano de nossa escola.

2- Avaliação emancipatória:



Turma 200
Lorhany Farias
Graziele Machado
Quelen Costa
Sarah Pagalday
Thalia da Rosa
Thalya Farias

Turma 201
Camila Martins
Fernando Jacob
Igor Simões
Jean Marques
Matheus Vargas
Saimon Lima



3- Pesquisa



 Turma 200
Sandria Deamici
Katia Farias
Murielle de Lima
Caroline França
Maria EduardaAzambuja
Taíne da Cunha
Nayaranna Pereira
Hallana Oliveira
Diúlia Bitencourt

Turma 201
Juliane Rosso
Samila Duarte
Anderson Segui
Matheus Lopes

4- Seminário Integrado


O que é ?
  • Eixo articulador e problematizador do currículo escolar como forma de apropriação da realidade ;
  • Espaço de articulação dos conhecimentos e realidades sociais com formas, construindo-se por essência o exercício da interdisciplinaridade;
  • Espaço de produção de conhecimento por meio de postura investigativa;
A que se destina?
  • Possibilitar o diálogo entre os demais componentes curriculares, consolidando as relações , teoria – prática e parte-totalidade;
  • Consolidar a proposta curricular interdisciplinar, como prática coletiva de professores e alunos;
  • Possibilitar a ampliação dos diálogos ultrapassando os limites da escola;
Como se constitui:
  • Por projetos e pesquisas nas quais se articulam temas diversificados;
  • Professores e alunos organizam leituras, desenvolvem os caminhos metodológicos e a realização da investigação;
  • O espaço de estudo de forma ampla: escola, sala de aula, cidade, locais de trabalhos, etc.
  • Possibilidades de intervenção na realidade, pela contextualização e significado dos conhecimentos construídos;
Como pode ser organizado
  • Por eixos conceituais: cultura, tecnologia e trabalho . Infraestrutura, solidariedade, organização, social, etc.
Linhas de pesquisa
  • A função social da arte em distintas instituições/localidades/épocas ;
  • Até que ponto os modelos democráticos e participativos de organização resultam melhoria da qualidade de vida.
  • A forma de utilização da matemática na vida de cada um e no mundo do trabalho. Produz soluções diferentes para questões cotidianas.
  • Impactos ambientais e implantação de estratégias de conservação da biodiversidade regional .
      A turma 201, após a apresentação desta parte teórica, mostrou um vídeo desenvolvido por eles no ano de 2012, durante as atividades de preparação e apresentação do seminário.

Turma 200
Karoline Souza
Rúbia Lopes

Turma 201
Altair Barbosa
Aline Silveira
Alda da Silva
Jéssica da Silva
Milena Ferreira







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficamos contentes com teu comentário.
Tua participação é importante.

Educadores Multiplicadores