domingo, 5 de maio de 2013

Resenhando - Turma 101

Iniciamos na aula passada, o trabalho com resenha. Leiam as orientações abaixo, assistam aos vídeos, leiam exemplos de resenha e se preparem para a produção escrita que virá logo em seguida.


Resenha
O que é uma resenha?
É um texto crítico sobre um produto acadêmico e cultural, que pode ser um livro, um filme, uma peça de teatro, um jogo, etc. A proposta é apresentar um breve resumo da obra analisada junto a sua opinião sobre o assunto.
Segundo Baltar (2004) resenha é “um gênero jornalístico e opinativo, escrito normalmente em primeira pessoa e assinado, no qual o autor emite sua opinião sobre uma manifestação artística qualquer: livro, CD, espetáculo de dança, teatro, exposição de um artista plástico, etc”.

Qual a diferença entre resumo e resenha?

A diferença entre resumo e resenha é muito pouca.
Uma resenha deve ser feita com base em algo que você leu/assistiu, podendo colocar suas opiniões próprias de forma crítica.
Resumo nada mais é do que uma diminuição de um texto ou de algum assunto abordado, nunca perdendo o foco do assunto principal.
Escrever uma resenha é um excelente exercício de redação. A resenha é a espécie de texto mais usada em atividades acadêmicas e está sempre presente no chamado jornalismo cultural. O que popularmente recebe o nome de "crítica" de livros, filmes, CDs, DVDs, peças teatrais, balés, exposições, shows, nada mais é do que resenhas. Ou seja, sínteses e comentários sobre uma obra artística. E resenhar tem tudo a ver com um texto argumentativo, que visa a expressar a opinião do seu autor.
Como fazer uma resenha?
Uma boa resenha deve conter alguns itens definidos. Primeiro, é preciso ir direto ao ponto. Por ser um gênero breve, uma dica é separar quais os pontos principais da obra e apresentá-los no texto, de maneira que o leitor possa compreender do que se trata o produto e sua importância no contexto cultural.
Não se pode esquecer que resenha não é um resumo. A presença de uma avaliação crítica sobre a obra é fundamental.
A resenha crítica quando resume e avalia um produto cultural específico, deve apresentar aspectos positivos e negativos por meio de um texto de opinião. Portanto, ao produzi-la é importante equilibrar estes dois pontos apresentando os principais aspectos do produto cultural em questão. Ressalte que o resenhista deve ter a preocupação de conhecer bem o produto em questão e apresentá-lo de forma clara e coerente avaliando a obra.

Assistam aos vídeos abaixo, que trazem alguns exemplos de resenha:

Resenha do filme "Confiar"

Resenha do filme "Titanic" 3d

Resenha do filme Amanhecer - Parte 2

Agora leiam os exemplos de resenha:

Muito bem, na aula de quinta-feira, 09/05/2013, assistiremos a um filme cujo tema está dentro do eixo temático que estamos trabalhando. 
E depois.... Bem, depois conversamos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficamos contentes com teu comentário.
Tua participação é importante.

Educadores Multiplicadores