sábado, 11 de maio de 2013

Dicas para produção de texto


Dicas para produção de texto:
1-   O primeiro passo para uma boa produção de texto é despejar espontaneamente as ideias no papel. Depois é preciso corrigir, substituir palavras, cortar frases, confirmar se o que está escrito é mesmo o que se quer dizer.
     Daí a necessidade do rascunho. Nele as palavras não devem ser apagadas, mas riscadas. Elas poderão ser utilizadas em outras frases.
2-   Devemos evitar frases muito compridas e o uso excessivo de palavras como: e, daí, então...
Para substituir o “e” basta a vírgula ou o ponto. “Daí” e “então” podem ser substituídas ou eliminadas por sinônimos (nesse momento, naquela ocasião, nesse caso, nessas circunstâncias, etc).
3-   Todo texto bem estruturado tem introdução, desenvolvimento e conclusão. Normalmente escreve-se um parágrafo de introdução, outro de conclusão e vários de desenvolvimento, dependendo do assunto abordado e da extensão do texto.
4-   Nunca repita palavras em frases próximas, troque-as por sinônimos ou explique o que quer dizer com outras palavras. Procure deixar claro o que tem a dizer.
5-   Escreva as palavras nem muito unidas, nem muito separadas; e as letras nem muito grandes, nem muito pequenas. Como em tudo, o equilíbrio é o ponto ideal.
6-   Não esprema as palavras no fim da linha. Deixa sempre um pequeno espaço para acrescentar alguma vírgula que se fizer necessário. Cuida as margens à direita e à esquerda.

Texto dissertativo:
A dissertação é um trabalho de caráter crítico, lógico e objetivo. Não há espaço no texto dissertativo para uma história com personagens, cenários e diálogos (isso é narração).
O texto dissertativo caracteriza-se por acrescentar a exposição de ideias, um conceito ou um ponto de vista sobre determinado assunto. Além disso, é desenvolvido a partir de uma ideia central, sendo baseado em argumentos lógicos.
Para fundamentar a ideia central, o autor pode utilizar em sua argumentação recurso diversos, como exemplos, comparações, dados estatísticos, etc.
Na conclusão desse tipo de texto, são sintetizadas as ideias desenvolvidas nos parágrafos anteriores e confirmada a ideia central.
Todos os textos são, de certa forma, persuasivos. Ao redigir um texto, o autor tem, a princípio, o objetivo de convencer seu leitor de algo.
Para que consigamos convencer nossos leitores, é preciso utilizarmos argumentos.
O argumento é um recurso de linguagem que visa persuadir o leitor a respeito de nossas ideias, nossas opiniões. A argumentação é um recurso bastante empregado em textos dissertativos, como um elemento fundamental em sua elaboração.
Esse tipo de texto é organizado em três momentos principais: introdução, desenvolvimento e conclusão.
Introdução: Nesta parte do texto é apresentada a ideia central. A partir dessa ideia principal, outras ideias e os demais parágrafos são desenvolvidos, com o objetivo de fundamentá-la, explicá-la ou prová-la. A introdução deve apresentar de forma clara o assunto a ser tratado, sendo geralmente feita em apenas um parágrafo.
Desenvolvimento: O desenvolvimento contém os argumentos que fundamentam e comprovam a ideia central. Ele deve ser bem organizado e coerente com a ideia exposta na introdução, seguindo uma linha de raciocínio. Nesta parte do texto, o autor está construindo a sua defesa, o seu ponto de vista sobre o problema em questão.
Normalmente, cada uma dos argumentos é desenvolvido em um parágrafo e pode ser apoiado com exemplos, citações, dados estatísticos, comparações e outras informações.
Conclusão: A conclusão é a parte final do texto, a síntese do que foi dito na introdução e no desenvolvimento. Ela reforça o ponto de vista do autor sobre o assunto, podendo trazer propostas de ação, apresentar uma solução para o problema em questão, confirmar a ideia central, etc.
Essa parte do texto deve ser, preferencialmente, constituída de um parágrafo.

                                                  Para se fazer uma boa dissertação é muito importante
- Ler o tema com muita atenção, para entender o que se é pedido; 
- Ter conhecimento do tema que irá desenvolver; 
- Demarcar o tema, ou seja, tornar um tema aberto em um tema fechado, por exemplo, política é um tema aberto, já partido político é um tema fechado; 
- Pensar sobre o tema e sobre o seu ponto de vista em cima dele;  
- Evitar expressões como: “na minha opinião”, “eu penso que”, “eu acho que”, e procurar escrever o texto sempre em 3º pessoa do singular ou do plural, para que o texto fique mais impessoal; 
- Manter o máximo de clareza no que está escrevendo; 
- Antes de começar o texto, escolha um título, pois com isso ficará mais fácil de desenvolver uma dissertação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficamos contentes com teu comentário.
Tua participação é importante.

Educadores Multiplicadores