terça-feira, 16 de abril de 2013

Trabalhando com HQ - Parte II


 Boa tarde, alunos da 80!

                  Com esta atividade no blog,  vocês terão a oportunidade  de conhecer vários ambientes virtuais que exploram o universo dos quadrinhos.
         Durante os meses de março e abril, trabalhamos com muitos tipos de quadrinhos e aprendemos bastante, como o uso da linguagem não verbal, as metáforas visuais, onomatopeias e tantos outros recursos utilizados nas HQs.
            Agora, vamos sair do livro didático e dos gibis que lemos em aula, vamos conhecer um pouco do que há na internet sobre o tema que estamos trabalhando.
                  Mão à obra!!!
             Inicialmente explorem este universo riquíssimo visitando os espaços sugeridos abaixo:

            Muito bem, depois desta viagem, aterrissem! É hora de voltar ao trabalho...
      Voltem ao "Blog das tirinhas" e observem que eles fazem postagens por personagem, escolham um personagem da preferência de vocês (Mafalda, Hagar, Garfield, etc), cliquem no link que os levará à página que escolheram. Ao visualizarem a tirinha, sigam o roteiro abaixo:
1- Leiam com atenção a tirinha.
2- Observem o uso da linguagem verbal e da linguagem não verbal.
3- Há onomatopeias? Linhas de expressão? E metáforas visuais?
4- Façam uma resenha da tirinha escolhida por vocês.

           Agora, leiam a historinha abaixo:
 
1- Observa nos quadrinhos, as expressões faciais do Cebolinha. O que elas expressam?
2- Observa o uso da linguagem não verbal e o contexto em que ocorre a historinha e indica:
a) Os interlocutores nessa situação de comunicação.
b) O contexto em que ocorre a situação.
c) Há onomatopeias? Em que quadrinhos? O que elas indicam?
d) Há linhas de movimento? Em que quadrinhos? O que elas indicam?
e) Há linguagem verbal? Justifica.
3- Observa o último quadrinho: o que indica a expressão facial do Cascão? E a do Cebolinha?

        Para concluir, façam um comentário sobre esta atividade no espaço destinado aos comentários e enviem o trabalho  desenvolvido nesta aula para: criajeronimo@gmail.com

     Obrigada por realizarem esta atividade com entusiasmo, aguardo ansiosa o resultado do trabalhos de vocês!
                                                                     Professora Sônia 


14 comentários:

  1. Adorei este trabalho. Achei bem legal porque tinha que visitar outros blogs e tal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostaste, Val. Também acho que visitar outros blogs é bem interessante. Conhecemos o trabalho de outras pessoas.

      Excluir
  2. Gostei de realizar este trabalho, achei um pouco divertido...
    Obg..... Profª Sônia bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostaste, Vi. Espero sempre postar atividades que sejam interessantes para vcs.

      Excluir
  3. Eu achei legal, por ter histórias em quadrinhos e visitar os blogs.
    Obg Profª Sônia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz, Tainá. Se gostas de HQ, há ótimos blogs com conteúdos bem interessantes.
      Se achares espaços legais, conta pra turma.
      Bjs.

      Excluir
  4. Gostei de fazer esse trabalho porque trabalhar com tirinhas é mais divertido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Anthony. Fico feliz que estejas gostando do trabalho com HQ.

      Excluir
  5. Foi bem legal fazer esse trabalho especialmente por causa das tirinhas, pois me diverti bastante na hora de visitar os sites, e tal...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que gostaram da atividade. Imaginei que vocês iriam gostar de visitar outros sites.

      Excluir
  6. Gostei de faze o trabalho achei os sites que a senhora indico bem divertidos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, Cristian. Visita-os com frequência, não só para fazer a atividade.

      Excluir
  7. Ficou massa o trabalho, só a segunda parte que é difícil, mas tá valendo kkkk beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neste trabalho, procurei combinar várias atividades. Achaste a segunda mais difícil porque envolve especificamente a leitura e interpretação, mas sei que és um aluno interessado e primas por fazer um bom trabalho.
      Admiro tua dedicação.

      Excluir

Ficamos contentes com teu comentário.
Tua participação é importante.

Educadores Multiplicadores