sábado, 27 de abril de 2013

Período composto por coordenação


Observa a fala de Filipe:


“A preguiça é a mãe de todos os vícios,/  mas uma mãe é uma mãe  / e é preciso respeitá-la, pronto”!
Observa que na primeira oração não há nenhuma conjunção, já as demais vêm introduzidas por conjunções coordenativas.
Este é um período composto por coordenação, pois as orações que o compõem são independentes.
A primeira oração (A preguiça é a mãe de todos os vícios) é uma oração coordenada assindética, porque não possui conjunção coordenativa.
A segunda oração (mas uma mãe é uma mãe) é uma oração coordenada sindética adversativa, pois vem introduzida por uma conjunção coordenativa adversativa.
A terceira oração (e é preciso respeitá-la, pronto!) é coordenada sindética aditiva, pois vem introduzida por uma conjunção coordenativa aditiva.

Classificação das orações coordenadas.
As orações coordenadas podem ser:
v  Assindéticas : Não vêm ligadas por conjunções. A ausência da conjunção é marcada, geralmente pela vírgula.
Ex: Ela buscava amorele só pensava em dinheiro.
       Or. coord. assindética               Or. coord. assindética

v  Sindéticas : Vêm ligadas por conjunções coordenativas.
Ex: O golpista mudou sua aparência  e se deu mal.
               Or. coord. assindética                      or. coord. sindética

Classificação das orações coordenadas sindéticas
*      Aditivas: Expressam relação de adição, de soma.
Principais conjunções: e, nem, mas também...
Ex: Ele não se casou com a garota  nem fez fortuna.
         Or. coord. assindética                    or. coord. sindética aditiva

*      Adversativas: Expressam relação de adversidade, de oposição.
Principais conjunções: mas, porém, todavia, contudo, no entanto...
Ex: O plano ia muito bem, no entanto um pequeno detalhe estragou tudo.
        Or. coord. Assindética                or. coord. sindética adversativa

*      Alternativas: Expressam relação de alternância, de escolha ou de exclusão.
Principais conjunções: ou, ou...ou, ora...ora, quer...quer, já...já...
Ex: Ora o casal valsava, ora passeava.
or. coord. sindética alternativa   or. coord. sindética alternativa  

*      Conclusivas:  Expressam relação de conclusão.
Principais conjunções: logo, portanto, por conseguinte, pois (depois do verbo)
Ex: Gosto não se discute, logo se respeita.
         Or. coord. assindética     or. coord. sindética conclusiva


*      Explicativas: Expressam relação de explicação, de justificativa.
Principais conjunções: que, porque, pois (antes do verbo)
Ex: Não fique chateado, porque ela não combinava mesmo com você.
         Or. coord. assindética     or. coord. sindética explicativa

Atividades de fixação:
I-                   Observa a tirinha abaixo:

I-                   Copia a fala do doutor (1º quadrinho):
1.      Este período composto é formado por quantas orações?
2.      Classifica cada uma das orações coordenadas presentes neste período.

II-                Observa a fala da Vovó no 2º quadrinho:Mas que medicamento o senhor pode me receitar para curar a hipocondria”?
1.      A conjunção coordenativa em destaque é:
a)      aditiva                b) adversativa             c) alternativa               d) conclusiva

2.      A conjunção que pode substituir o “mas” na oração acima, sem quebra de sentido, é:
a)      e                 b) porém                   c) porque                    d) logo

III-             Lê os textos e marca a resposta certa:

1-      “... Essa avó era muito engraçada, alta, grandona, sempre escrevendo no computador. Seu nome encantado era Lilibeth.
Ela era um pouco diferente das outras avós, porque era uma bruxa. Pouca gente sabia disso: era um segredo.
Mas ela era uma bruxa boa, claro, das que fazem feitiço para proteger as pessoas e assustar as bruxas más...”
(LUFT, Lia. Histórias de bruxa boa. Rio de Janeiro: Record, 2004)

Da leitura do trecho do livro de Lia Luft, identifica-se que o texto é predominantemente
a)      uma descrição, porque apresenta características de uma pessoa.
b)      uma poesia narrativa, pois conta liricamente a história da avó.
c)      uma dissertação, porque fornece argumentos sobre a personalidade da avó.
d)     uma publicidade, pois convence o leitor de que as bruxas são boas.

2-      Mas ela era uma bruxa boa, claro, das que fazem feitiço para proteger as pessoas...” Neste trecho, a conjunção coordenativa em destaque indica:
a) adição                   b) ideia contrária                           c) alternância                          d) conclusão

3-      Mas ela era uma bruxa boa, claro, das que fazem feitiço para proteger as pessoas...” A conjunção em destaque poderia ser substituída, sem troca de sentido, por:
a) nem                              b) por isso                               c) porque                                d) no entanto

4-      “Mas ela era uma bruxa boa, claro, das que fazem feitiço para proteger as pessoas e assustar as bruxas más...” A oração coordenada em destaque é:
a) aditiva                          b) adversativa                         c) alternativa                          d) explicativa

5-      “O drama das paixões platônicas na adolescência”
Bruno foi aprovado por três sentidos de Camila: visão, olfato e audição. Por isso, ela precisa conquistá-lo de qualquer maneira.
Matriculada na 8ª série, a garota está determinada a ganhar o gato do 3º ano do Ensino Médio e, para isso, conta com os conselhos de Tati, uma especialista na arte da azaração.
A tarefa não é simples, pois o moço só tem olhos para Lúcia – justo a maior crânio da escola.
 E agora, o que fazer? Camila entra em dieta espartana e segue as leis da conquista elaboradas pela amiga.
(REVISTA ESCOLA, março de 2004, p. 63)
Pode-se deduzir do texto que Bruno
a)      chama a atenção das meninas
b)      é mestre na arte de conquistar
c)      pode ser conquistado facilmente
d)     tem muitos dotes intelectuais

6-      Pode-se deduzir do texto que Camila
a)      fará de tudo para conquistar Bruno
b)      é a aluna mais inteligente da 8ª série
c)      só faz o que sugere Tati
d)     morre de ciúmes de Lúcia

7-      Segundo o texto, Lúcia é:
a)      muito bonita
b)      muito inteligente
c)      especialista na arte de azaração
d)     apaixonada por Bruno

8-      “Bruno foi aprovado por três sentidos de Camila: visão, olfato e audição. Por isso, ela precisa conquistá-lo de qualquer maneira”. A oração coordenada em destaque é:
a) aditiva              b) alternativa                                      c) conclusiva                          d) explicativa

9-      “Bruno foi aprovado por três sentidos de Camila: visão, olfato e audição. Por isso, ela precisa conquistá-lo de qualquer maneira. A conjunção em destaque poderia ser substituída, sem troca de sentido, por:
a) porque                          b) nem                                  c) logo                                    d) mas

10-  “Camila entra em dieta espartana e segue as leis da conquista elaboradas pela amiga.” Neste trecho, a conjunção coordenativa em destaque indica:
a) adição                   b) ideia contrária                           c) alternância                          d) conclusão

1          11-   Camila entra em dieta espartana e segue as leis da conquista elaboradas pela amiga.” A oração em destaque é:
a)      Coordenada assindética
b)      Coordenada sindética aditiva
c)      Coordenada sindética adversativa
d)     Coordenada sindética alternativa




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