quinta-feira, 21 de junho de 2012

Gêneros Textuais

          Os Gêneros textuais são as estruturas com que se compõe os textos, sejam eles orais ou escritos. Essas estruturas são socialmente reconhecidas, pois se mantêm sempre muito parecidas, com características comuns, procuram atingir intenções comunicativas semelhantes e ocorrem em situações específicas.
Gêneros Orais e Escritos na Escola 
Domínios sociais de comunicação
Aspectos tipológicos
Capacidade de linguagem dominante
Exemplo de gêneros orais e escritos
Cultura Literária Ficcional
Narrar
Mimeses de ação através da criação da intriga no dominio do verossímil
[Conto Maravilhoso], Conto de Fadas, fábula, lenda,narrativa de aventura, narrativa de ficção cientifica, narrativa de enigma, narrativa mítica, sketch ou história engraçada, biografia romanceada, romance, romance histórico, novela fantástica, conto, crônica literária, adivinha, piada
Documentação e memorização das ações humanas
Relatar
Representação pelo discurso de experiências vividas, situadas no tempo
Relato de experiência vivida, relato de viagem, diário íntimo, testemunho, anedota ou caso, autobiografia, curriculum vitae, noticia, reportagem, crônica social, crônica esportiva, histórico, relato histórico, ensaio ou perfil biográfico, biografia
Discussão de problemas sociais controversos
Argumentar
Sustentação, refutação e negociação de tomadas de posição
Textos de opinião, diálogo argumentativo, carta de leitor, carta de solicitação, deliberação informal, debate regrado, assembleia, discurso de defesa (advocacia), discurso de acusação (advocacia), resenha crítica, artigos de opinião ou assinados, editorial, ensaio.
Transmissão e construção de saberes
Expor
Apresentação textual de diferentes formas dos saberes
Texto expositivo, exposição oral, seminário, conferência, comunicação oral, palestra, entrevista de especialista, verbete, artigo enciclopédico, texto explicativo, tomada de notas, resumo de textos expositivos e explicativos, resenha, relatório científico, relatório oral de experiência.
Instruções e prescrições
Descrever ações
Regulação mútua de comportamentos

Instruções de montagem, receita, regulamento, regras de jogo, instruções de uso, comandos diversos, textos prescritivos.



          Desde o ano passado, quando comecei a usar o livro didático "Português: A arte da palavra" de Gabriela Rodella, Flávio Nigro e João Campos da Editora AJS, minhas aulas estão mais interessantes e dinâmicas. Seguindo as sugestões dos autores e acrescentando ações que dizem respeito às necessidades de nossa escola, de cada turma, de cada momento, consigo explorar cada gênero de forma intensa e variada.




          






            Neste trimestre, estamos trabalhando com os seguintes gêneros:
           6ª ano: Mitos e seus Heróis
           6ª série: Pesquisas e resumos
           7ª série: Teatro
           8ª série: Artigo de opinião e debates
          Aos poucos vamos relatando nossas "Ações" e Criações".
Aguardem!
Por: Sônia Marques
        



           

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