Boa tarde, alunos da 80!
Com esta atividade no blog,
vocês terão a oportunidade de conhecer vários ambientes
virtuais que exploram o universo dos quadrinhos.
Durante os meses de março e abril, trabalhamos com muitos tipos de quadrinhos e aprendemos bastante, como o uso da
linguagem não verbal, as metáforas visuais, onomatopeias e tantos
outros recursos utilizados nas HQs.
Agora, vamos sair do livro didático e dos gibis
que lemos em aula, vamos conhecer um pouco do que há na internet sobre o tema
que estamos trabalhando.
Mão à obra!!!
Inicialmente explorem este universo riquíssimo
visitando os espaços sugeridos abaixo:
Muito
bem, depois desta viagem, aterrissem! É hora de voltar ao
trabalho...
Voltem ao "Blog das tirinhas" e observem que eles
fazem postagens por personagem, escolham um personagem da preferência
de vocês (Mafalda, Hagar, Garfield, etc), cliquem no link que os
levará à página que escolheram. Ao visualizarem a tirinha, sigam o
roteiro abaixo:
1- Leiam
com atenção a tirinha.
2-
Observem o uso da linguagem verbal e da linguagem não verbal.
3- Há
onomatopeias? Linhas de expressão? E metáforas visuais?
4- Façam
uma resenha da tirinha escolhida por vocês.
Agora,
leiam a historinha abaixo:
1- Observa
nos quadrinhos, as expressões faciais do Cebolinha. O que elas
expressam?
2- Observa
o uso da linguagem não verbal e o contexto em que ocorre a
historinha e indica:
a) Os
interlocutores nessa situação de comunicação.
b) O
contexto em que ocorre a situação.
c) Há
onomatopeias? Em que quadrinhos? O que elas indicam?
d) Há
linhas de movimento? Em que quadrinhos? O que elas indicam?
e) Há
linguagem verbal? Justifica.
3- Observa o
último quadrinho: o que indica a expressão facial do Cascão? E a
do Cebolinha?
Para
concluir, façam um comentário sobre esta atividade no espaço
destinado aos comentários e enviem o trabalho desenvolvido nesta aula para: criajeronimo@gmail.com
Obrigada
por realizarem esta atividade com entusiasmo, aguardo ansiosa o
resultado do trabalhos de vocês!
Professora Sônia
Adorei este trabalho. Achei bem legal porque tinha que visitar outros blogs e tal.
ResponderExcluirQue bom que gostaste, Val. Também acho que visitar outros blogs é bem interessante. Conhecemos o trabalho de outras pessoas.
ExcluirGostei de realizar este trabalho, achei um pouco divertido...
ResponderExcluirObg..... Profª Sônia bjus
Que bom que gostaste, Vi. Espero sempre postar atividades que sejam interessantes para vcs.
ExcluirEu achei legal, por ter histórias em quadrinhos e visitar os blogs.
ResponderExcluirObg Profª Sônia
Fico feliz, Tainá. Se gostas de HQ, há ótimos blogs com conteúdos bem interessantes.
ExcluirSe achares espaços legais, conta pra turma.
Bjs.
Gostei de fazer esse trabalho porque trabalhar com tirinhas é mais divertido.
ResponderExcluirQue bom, Anthony. Fico feliz que estejas gostando do trabalho com HQ.
ExcluirFoi bem legal fazer esse trabalho especialmente por causa das tirinhas, pois me diverti bastante na hora de visitar os sites, e tal...
ResponderExcluirFico feliz que gostaram da atividade. Imaginei que vocês iriam gostar de visitar outros sites.
ExcluirGostei de faze o trabalho achei os sites que a senhora indico bem divertidos
ResponderExcluirOk, Cristian. Visita-os com frequência, não só para fazer a atividade.
ExcluirFicou massa o trabalho, só a segunda parte que é difícil, mas tá valendo kkkk beijo!
ResponderExcluirNeste trabalho, procurei combinar várias atividades. Achaste a segunda mais difícil porque envolve especificamente a leitura e interpretação, mas sei que és um aluno interessado e primas por fazer um bom trabalho.
ExcluirAdmiro tua dedicação.