Observa a fala de Filipe:
“A preguiça é a mãe de todos os vícios,/ mas
uma mãe é uma mãe / e é preciso respeitá-la, pronto”!
Observa que na primeira oração não há nenhuma conjunção, já as demais
vêm introduzidas por conjunções coordenativas.
Este é um período composto por coordenação, pois as orações que o
compõem são independentes.
A primeira oração (A preguiça é
a mãe de todos os vícios) é uma oração coordenada assindética, porque não possui
conjunção coordenativa.
A segunda oração (mas uma mãe é uma mãe) é uma oração coordenada sindética adversativa,
pois vem introduzida por uma conjunção coordenativa adversativa.
A terceira oração (e é preciso respeitá-la, pronto!) é coordenada sindética aditiva, pois
vem introduzida por uma conjunção coordenativa aditiva.
Classificação
das orações coordenadas.
As orações coordenadas podem ser:
v Assindéticas : Não vêm ligadas por conjunções. A ausência da
conjunção é marcada, geralmente pela vírgula.
Ex: Ela
buscava amor, ele só pensava em dinheiro.
Or.
coord. assindética Or.
coord. assindética
v Sindéticas : Vêm ligadas por conjunções coordenativas.
Ex: O
golpista mudou sua aparência e se deu mal.
Or. coord.
assindética or.
coord. sindética
Classificação
das orações coordenadas sindéticas
Aditivas: Expressam
relação de adição, de soma.
Principais
conjunções: e, nem, mas também...
Ex:
Ele não se casou com a garota nem
fez fortuna.
Or.
coord. assindética or.
coord. sindética aditiva
Adversativas: Expressam
relação de adversidade, de oposição.
Principais conjunções: mas, porém, todavia, contudo,
no entanto...
Ex: O plano
ia muito bem, no entanto um
pequeno detalhe estragou tudo.
Or.
coord. Assindética or.
coord. sindética adversativa
Alternativas: Expressam
relação de alternância, de escolha ou de exclusão.
Principais conjunções: ou, ou...ou, ora...ora,
quer...quer, já...já...
Ex: Ora o
casal valsava, ora passeava.
or. coord. sindética alternativa or. coord. sindética alternativa
Conclusivas: Expressam relação de conclusão.
Principais conjunções: logo, portanto, por
conseguinte, pois (depois do verbo)
Ex: Gosto não
se discute, logo se respeita.
Or.
coord. assindética or. coord.
sindética conclusiva
Explicativas: Expressam
relação de explicação, de justificativa.
Principais conjunções: que, porque, pois (antes do
verbo)
Ex: Não fique
chateado, porque ela não
combinava mesmo com você.
Or.
coord. assindética or. coord.
sindética explicativa
Atividades de fixação:
I-
Observa a tirinha abaixo:
I-
Copia a fala
do doutor (1º quadrinho):
1.
Este período composto é formado por quantas orações?
2.
Classifica cada uma das orações coordenadas presentes
neste período.
II-
Observa a
fala da Vovó no 2º quadrinho: “Mas
que medicamento o senhor pode me receitar para curar a hipocondria”?
1.
A conjunção coordenativa em destaque é:
a) aditiva b) adversativa c) alternativa d)
conclusiva
2.
A conjunção que pode substituir o “mas” na oração
acima, sem quebra de sentido, é:
a) e b)
porém c) porque d) logo
III-
Lê os textos
e marca a resposta certa:
1-
“... Essa avó era muito engraçada, alta, grandona,
sempre escrevendo no computador. Seu nome encantado era Lilibeth.
Ela era um pouco diferente das outras avós, porque era uma bruxa. Pouca
gente sabia disso: era um segredo.
Mas ela era uma bruxa boa, claro, das que fazem feitiço para proteger
as pessoas e assustar as bruxas más...”
(LUFT, Lia. Histórias de
bruxa boa. Rio de Janeiro: Record, 2004)
Da leitura do trecho do livro de
Lia Luft, identifica-se que o texto é predominantemente
a) uma
descrição, porque apresenta características de uma pessoa.
b) uma
poesia narrativa, pois conta liricamente a história da avó.
c) uma
dissertação, porque fornece argumentos sobre a personalidade da avó.
d) uma
publicidade, pois convence o leitor de que as bruxas são boas.
2- “Mas
ela era uma bruxa boa, claro, das que fazem feitiço para proteger as
pessoas...” Neste trecho, a conjunção coordenativa em destaque indica:
a) adição b) ideia contrária c) alternância d) conclusão
3- “Mas
ela era uma bruxa boa, claro, das que fazem feitiço para proteger as
pessoas...” A conjunção em destaque poderia ser substituída, sem troca de
sentido, por:
a) nem b) por isso c) porque d) no entanto
4-
“Mas ela era uma bruxa boa, claro, das que fazem
feitiço para proteger as pessoas e
assustar as bruxas más...” A oração coordenada em destaque é:
a) aditiva b)
adversativa c)
alternativa d)
explicativa
5- “O drama das paixões platônicas na
adolescência”
Bruno foi aprovado por três sentidos de Camila: visão, olfato e
audição. Por isso, ela precisa conquistá-lo de qualquer maneira.
Matriculada na 8ª série, a garota está determinada a ganhar o gato do
3º ano do Ensino Médio e, para isso, conta com os conselhos de Tati, uma
especialista na arte da azaração.
A tarefa não é simples, pois o moço só tem olhos para Lúcia – justo a
maior crânio da escola.
E agora, o que fazer? Camila
entra em dieta espartana e segue as leis da conquista elaboradas pela amiga.
(REVISTA ESCOLA, março de
2004, p. 63)
Pode-se
deduzir do texto que Bruno
a)
chama a atenção das meninas
b)
é mestre na arte de conquistar
c)
pode ser conquistado facilmente
d)
tem muitos dotes intelectuais
6-
Pode-se deduzir do texto que Camila
a)
fará de tudo para conquistar Bruno
b)
é a aluna mais inteligente da 8ª série
c)
só faz o que sugere Tati
d)
morre de ciúmes de Lúcia
7- Segundo
o texto, Lúcia é:
a) muito
bonita
b) muito
inteligente
c) especialista
na arte de azaração
d) apaixonada
por Bruno
8-
“Bruno foi aprovado por três sentidos de Camila: visão,
olfato e audição. Por isso, ela precisa conquistá-lo de qualquer maneira”.
A oração coordenada em destaque é:
a) aditiva b) alternativa c)
conclusiva d)
explicativa
9-
“Bruno foi aprovado por três sentidos de Camila: visão,
olfato e audição. Por isso, ela precisa conquistá-lo de qualquer maneira.
A conjunção em destaque poderia ser substituída, sem troca de sentido, por:
a) porque b) nem c)
logo d)
mas
10- “Camila
entra em dieta espartana e segue as leis da conquista
elaboradas pela amiga.” Neste trecho, a conjunção coordenativa em destaque
indica:
a) adição b) ideia contrária c) alternância d) conclusão
1 11- “Camila entra em dieta espartana e
segue as leis da conquista elaboradas pela amiga.” A oração em destaque é:
a)
Coordenada assindética
b)
Coordenada sindética aditiva
c)
Coordenada sindética adversativa
d)
Coordenada sindética alternativa
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