I-
Lê este outro trecho da música
“Estudo errado” de Gabriel Pensador:
(...) Eles me tratam como ameba e
assim eu não raciocino
Não aprendo as causas e consequências, só decoro os fatos
Desse jeito até história fica chato
Mas os velhos me disseram que o "porquê" é o segredo
Então quando eu num entendo nada, eu levanto o dedo
Porque eu quero usar a mente pra ficar inteligente
Eu sei que ainda não sou gente grande, mas eu já sou gente
E sei que o estudo é uma coisa boa
O problema é que sem motivação a gente enjoa (...)
(...)Eu gosto dos professores e eu preciso de um mestre
Mas eu prefiro que eles me ensinem alguma coisa que preste
- O que é corrupção? Pra que serve um deputado?
Não me diga que o Brasil foi descoberto por acaso!
Ou que a minhoca é hermafrodita
Ou sobre a tênia solitária.
Não me faça decorar as capitanias hereditárias!! (...)
Não aprendo as causas e consequências, só decoro os fatos
Desse jeito até história fica chato
Mas os velhos me disseram que o "porquê" é o segredo
Então quando eu num entendo nada, eu levanto o dedo
Porque eu quero usar a mente pra ficar inteligente
Eu sei que ainda não sou gente grande, mas eu já sou gente
E sei que o estudo é uma coisa boa
O problema é que sem motivação a gente enjoa (...)
(...)Eu gosto dos professores e eu preciso de um mestre
Mas eu prefiro que eles me ensinem alguma coisa que preste
- O que é corrupção? Pra que serve um deputado?
Não me diga que o Brasil foi descoberto por acaso!
Ou que a minhoca é hermafrodita
Ou sobre a tênia solitária.
Não me faça decorar as capitanias hereditárias!! (...)
II-
Refletindo:
1- Por que Juquinha afirma que o tratam como “ameba”?
2- Comenta este trecho da letra da música: “Não aprendo
as causas e consequências só decoro os fatos”.
3- O que Juquinha quis dizer com “Eu sei que ainda não
sou gente grande, mas eu já sou gente”?
4- “O problema é que sem motivação a gente enjoa (...)”
Tu concordas com Juquinha? Por quê?
III-
Marca a resposta certa:
1-
“Eles me tratam como ameba e
assim eu não raciocino”.
Assinala a alternativa que classifica corretamente os pronomes em destaque
neste trecho do texto:
a)
“Eles”
é pronome reto porque é sujeito da oração e “eu” é oblíquo porque exerce a função de complemento;
b)
Eles é oblíquo
porque exerce a função de complemento e “eu”
é reto porque exerce a função de sujeito;
c)
Ambos os pronomes
são retos porque exercem função de sujeito das orações;
d)
Ambos os pronomes
são oblíquos porque exercem função de complemento.
2-
“Mas eu prefiro
que eles me ensinem alguma
coisa que preste”. Assinala a alternativa que classifica corretamente o
pronome em destaque:
a)
O pronome “me” é reto, porque exerce a
função de sujeito da oração;
b)
O pronome “me” é oblíquo e exerce a função
de objeto direto do verbo “ensinar”;
c)
O pronome “me” é oblíquo e exerce a função
de objeto indireto do verbo “ensinar”;
d)
O pronome “me” é oblíquo e exerce a função
de complemento nominal.
IV-
A tira abaixo
serve de base para as questões 1 e 2:
1-
A tira apresenta
a cena da vida de um casal. Descreve o que está acontecendo.
2-
Há, no texto,
várias ocorrências de pronomes pessoais. Destaca-os.
a)
O uso de pronomes
de 1ª pessoa, associado ao verbo aguentar
indica um pressuposto sobre a personalidade da personagem masculina. Que
pressuposto é esse e de que forma o uso
dos pronomes contribui para explicitá-lo?
b)
A fala do homem é
apresentada como um argumento para
que a mulher não vá embora. O uso de um determinado pronome, porém, revela por
que esse argumento é absurdo. Destaca
esse pronome e explica por que o “argumento” apresentado pode ter o efeito
contrário do pretendido.
3-
No trecho “Você
não me aguenta mais”? O
pronome em destaque é:
a)
Reto, porque
exerce a função de sujeito da oração;
b)
Oblíquo e exerce
a função de objeto direto do verbo “aguentar”;
c)
Oblíquo e exerce
a função de objeto indireto do verbo “aguentar”;
d)
Oblíquo e exerce
a função de complemento nominal.
4-
Na fala do homem
“...nem eu me aguento...” O
pronome em destaque é:
a)
Reto, porque
exerce a função de sujeito da oração;
b)
Reflexivo, porque
indica que o sujeito pratica e sofre a ação expressa pelo verbo;
c)
Recíproco, porque
expressa uma ação mútua;
d)
Pronome
apassivador.
V- Lê este diálogo entre um pai e um filho adolescente:
“- Hoje em dia, por causa dessa praga da internet, os
jovens não se conhecem mais,
nem mesmo se compreendem! É
lamentável! – diz o pai.
- Ah... paizão, não é assim não... Eu, por exemplo, me conheço muito bem e me compreendo perfeitamente. –
conclui o filho”.
1-
Qual a tua
opinião sobre o trecho acima?
2-
Segundo o pai, a
internet interfere no processo de autoconhecimento e compreensão pessoal. O que
tu pensas sobre isso?
3-
O que reflete a
fala do filho?
4-
Em relação aos
pronomes “se” e “me” presentes nessas falas, identifica a afirmação correta:
a)
O pai pretendeu
dar ao pronome “se” o sentido de reflexividade, significando reflexividade,
significando “a si mesmos”;
b)
O filho
interpreta o pronome “se” com sentido de reciprocidade, equivalendo, portanto,
à expressão “um ao outro”;
c)
Tanto na fala do
pai, quanto na do filho, o pronome “se” tem valor reflexivo, significando “a si
mesmos”;
d)
O pai emprega a
forma “se” com sentido de reciprocidade; o filho atribui a esse pronome o
sentido de reflexividade.
VI-
Reescreve a frase abaixo, substituindo o
pronome “você” pelo pronome “tu”:
“Já que entre mim e você na há mais confiança, é
melhor que você se prepare para viver sozinho”.
VII- Lê:
“No discurso de posse, tu deves reafirmar que não te
esquecerás dos compromissos que assumiste com teus colaboradores’.
Fazendo as adaptações necessárias, reescreve a frase
substituindo o pronome “tu” por “Vossa Excelência”
VIII- Assinala a
alternativa em que há ERRO quanto ao uso do pronome pessoal:
a)
O carteiro
entregou o telegrama para mim.
b)
Trouxeste o livro
para eu ler?
c)
Para mim ler
isso, preciso pôr os óculos.
d)
Para mim, ler à
noite é um sacrifício.
IX- Assinala a alternativa correta quanto ao uso do pronome pessoal:
a)
Ontem aconteceu
uma discussão entre eu e ela.
b)
Entre eu e ela
não há mais nada.
c)
Sem mim, eles não
iriam ao escritório.
d)
Sem mim
autorizar, eles não iriam ao escritório.
1- O humor da tira decorre da reação de uma das cobras com relação ao uso
de pronome pessoal reto, em vez de pronome oblíquo. De acordo com a norma
padrão da língua, esse uso é inadequado, pois:
a) contraria o uso previsto para
o registro oral da língua.
b) contraria a marcação das funções sintáticas de sujeito e objeto.
c) gera inadequação na concordância com o verbo.
d) gera ambiguidade na leitura do texto.
(ENEM 2011)
2- Em “Vamos arrasar eles” o falante usa:
a) Língua culta c) gíria
b) Língua coloquial d) regionalismo
3- Reescreve a fala da
cobra no segundo quadrinho “Vamos arrasar eles” adequando à norma culta:
XI- Agora que já exploramos bastante a letra da música
do Gabriel Pensador “Estudo errado”, proponho que produzas um texto abordando alguns aspectos citados pelo compositor. Explora,
especialmente a dupla possibilidade de sentido do título.
Escreve,
revisa, reescreve e depois que julgares que o teu texto está pronto, analisa a
presença de pronomes pessoais.
Empregaste
estes pronomes no texto? O que aparece mais: pronomes pessoais retos ou
oblíquos?
O
que trabalhamos nas aulas contribuiu para a produção do texto? Justifica.
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