I-
Vamos
recordar as classes gramaticais, relacionando o nome de cada uma delas aos
exemplos e aos conceitos:
Exemplos
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Classes gramaticais
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Conceito
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(
) de, em ,para, por, a
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(1) substantivo
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( ) Palavras que dão nome aos seres.
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( ) amanhã, longe, não, bem
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(2) artigo
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( ) Palavras que expressam características do ser.
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( ) cinco, primeiro, meio, oitavo
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(3) adjetivo
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(
) Palavras que indicam quantidade, ordem, multiplicação ou fração.
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( )
o, a, um, uma
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(4) pronome
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( ) Palavras que se antepõem ao substantivo para defini-lo ou
indefini-lo.
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(
) eu, minha, este, alguém, lhe
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(5) numeral
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( ) Palavras que substituem ou acompanham o substantivo.
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(
) ler, rir, pôr, sonhar
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(6) verbo
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(
) Palavras que exprimem ação, estado ou fenômeno da natureza.
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(
) Oh! Ah! Ai!
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(7) preposição
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( ) Palavras que exprimem circunstâncias de tempo, modo, lugar, etc.
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(
) feliz, livre, cheio, mau
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(8) advérbio
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(
) Palavras que servem de ligação entre dois termos.
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(
) e, mas, ou, quando, conforme
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(9) interjeição
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(
) Palavras que ligam orações.
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(
) Gabriel, professora, aluno
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(10) conjunção
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(
) Palavras que exprimem estado emocional.
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II-
Marca a resposta
certa:
1-
Assinala a alternativa em que as palavras em destaque são, respectivamente,
pronome reto e advérbio:
a) Eu
tô aqui pra quê? (verso 1)
b) Ou
será que é pra sentar, me acomodar e obedecer?
(verso 3)
c) Sem recreio de saco cheio porque eu não fiz o dever (verso 5)
d)A professora já tá de marcação porque sempre me pega (verso 6)
c) Sem recreio de saco cheio porque eu não fiz o dever (verso 5)
d)A professora já tá de marcação porque sempre me pega (verso 6)
2- “E ela esfrega na minha
cara um zero bem redondo “ (verso 8)
As palavras em destaque neste trecho do texto são, respectivamente:
a) substantivo, artigo, verbo
b) adjetivo, advérbio, pronome
indefinido
c) numeral, advérbio, adjetivo
d) conjunção, interjeição,
substantivo
3- “Mas meus
pais só querem que eu "vá pra aula!" e "estude!" (verso 11)
A conjunção em destaque é:
a) coordenativa aditiva
b) coordenativa adversativa
c) subordinativa integrante
d) subordinativa adverbial
causal
4- “ Disfarçando,
espiando, colando toda prova dos colegas” (verso 7)
As formas verbais em destaque estão no:
a) infinitivo b) gerúndio c) particípio d) indicativo
5- “ E quando
chega o boletim lá em casa eu me escondo” (verso 9)
As palavras em destaque são, respectivamente:
a) conjunção subordinativa
adverbial temporal, advérbio de lugar, pronome oblíquo
b) conjunção subordinativa
adverbial concessiva, advérbio de tempo, pronome reto
c) conjunção subordinativa
adverbial consecutiva, advérbio de negação, pronome demonstrativo
d) conjunção subordinativa
adverbial causal, advérbio de dúvida, pronome indefinido
6-
As expressões em
destaque são verbos, exceto em:
a)
“Eu tô aqui pra quê”? (verso 1)
b)
“Será que é pra aprender”? (verso
2)
c)
“Ou será que é
pra sentar, me acomodar e obedecer”?
(verso 3)
d)
“Tô tentando
passar de ano pro meu pai não me bater”
(verso 4)
7-
Assinala a
alternativa em que a palavra em destaque é uma conjunção que dá ideia de tempo:
a) “Ou
será que é pra sentar, me acomodar e obedecer”? (verso 3)
b) “Sem recreio de saco cheio porque eu não fiz o dever” (verso 5)
c)
“E
ela esfrega na minha cara um zero bem redondo”
(verso 8)
d)
“E quando chega o boletim lá em
casa eu me escondo” (verso 9)
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