Neste início de ano letivo, convidamos os alunos a algumas reflexões:
Por que estudar?
Como vocês se sentem neste início de ano letivo?
Qual a importância do estudo?
De que forma você pretende vencer os obstáculos que surgirem neste ano letivo?
As respostas foram bastante interessante e dão a professores e alunos oportunidades de repensar algumas práticas e conceitos.
Observem algumas falas significativas que surgiram durante a conversa:
"Quero estudar para ser alguém na vida".
"As aulas que dão mais sono são as que os professores falam demais e quando não tem muito o que fazer".
"Não aprendemos porque o conteúdo é chato".
"Na sala de aula, sinto sono e preguiça".
"Precisamos de pensamento positivo para vencer os obstáculos".
Se analisarmos essas falas, temos muitos o que repensar sobre nossas ações (tanto alunos como professores)
"Como posso ajudar meu aluno a ser alguém na vida?"
"Como apresentar os conteúdos de forma interessante que motive o aluno a agir e aprender?"
"O que fazer para que nas minhas aulas os alunos sintam menos sono e preguiça?"
"Como estimular pensamentos e ações positivas?"
Essas e outras reflexões precisamos estar dispostos a fazer se quisermos que nossos alunos aprendam e participem efetivamente de nossas aulas.
O Portal teen publicou recentemente o post "Volta às aulas com o pé direito". Vale a pena ler e comentar.
Nas aulas de Língua Portuguesa dos 2ºs anos (turmas 200 e 201) do Ensino Médio do Jerônimo, propomos uma reflexão sobre a letra da música "Estudo errado" de Gabriel Pensador. Assista ao clipe e veja a aula no próximo post.
Bom início de ano a todos!
Professora Soninha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ficamos contentes com teu comentário.
Tua participação é importante.