Projeto
Mudanças físicas e emocionais na adolescência
Candiota,
2012
1-
Segmento Cultural:
ü Arte, Ciências,
Literatura
2-
agentes envolvidos:
ü Escola Estadual de
Ensino Médio Jerônimo Mércio da Silveira;
ü Setor Pedagógico da
13ª CRE;
ü Secretaria Municipal
de Saúde de Candiota;
ü Professores de
Ciências, Língua Portuguesa, Arte, Matemática;
ü Supervisora;
ü Alunos da 7ª série do
Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio;
3- IDENTIFICAÇÃO:
3.1 DADOS DA ESCOLA:
NOME: Escola Estadual de Ensino Médio Jerônimo
Mércio da Silveira
ENDEREÇO: Rua Walter Montanha, n° 104
Vila Residencial - Candiota – Rio Grande do Sul
TELEFONE: (053) 3245-5217
E-MAIL: jerônimomsilveira@gmail.com
DIRETOR: Profº Gérson Barros Goulart
VICE-DIRETORES: Profª Zenaide Montes
Profª Ana
Elisabete Bezerra
Profº Luis
Antônio Dworakowski
SUPERVISÃO: Profª Luciane Silva da Silva _ turno
da manhã
Profª Sandra Blóis
Profª
Lisiane Moreira Barcellos – turno da noite
TURNOS DE FUNCIONAMENTO: Manhã, tarde e
noite.
3.2 Equipe Gestora
ü ALICE MOREIRA – Licenciada
em Arte – Especialista em artes visuais na educação, construção e reconstrução
da imagem – professora de Arte.
ü GEOVANA RAHMEIER –
Cursando Química – professora de Matemática
ü LISIANE MOREIRA BARCELLOS –
Licenciada em Pedagogia com Habilitação em Séries Iniciais –
Especialista em
Educação Especial e Inclusiva – Supervisora.
ü MÁRCIA CERESER –
Licenciada em Biologia – Especialista em Supervisão Escolar – Professora de
Ciências.
ü SÔNIA ADRIANA MOREIRA MARQUES – Licenciada em
Letras pela URCAMP. Especialista em Língua Portuguesa
– Professora de Língua Portuguesa.
3.3 ÁREAS
ENVOLVIDAS:
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Matemática e suas Tecnologias
3.4 NÍVEL DE ENSINO:
Ensino Fundamental - Séries Finais (7ª série)
Ensino Médio – 1º ano
4.
Período de Realização
ü Duração Total: 6 (seis)
meses – de maio a outubro de 2012.
ü Maio – Escolha da
turma que participa do projeto;
Organização das ações;
ü Dia 21/06/2012- Apresentação
do Projeto à turma, sorteio de brindes, dinâmica de grupo, mobilização dos
alunos para participação do projeto;
ü Julho e agosto:
Apresentação de vídeos e debate;
Produção de texto
para dramatização;
ü De 13 de julho a 29
de julho– Recesso escolar.
ü Agosto e setembro –
ensaio da dramatização.
ü Outubro – Produção de
reportagem sobre gravidez na adolescência;
Apresentação
para Ensino Fundamental – 31/10/2012
Apresentação para Ensino Médio
– 01/11/2012
ü Novembro –
Apresentação das reportagens, participação no concurso de redação;
5. Locais
de realização
ü Escola
Estadual de Ensino Médio Jerônimo Mércio da Silveira – Os trabalhos serão
desenvolvidos nos diversos espaços oferecidos pela escola: salas de aula, sala
de vídeo, laboratório de informática, pátio.
6. RESUMO
E JUSTIFICATIVA
Considerando
que as mudanças físicas e emocionais que ocorrem durante a adolescência mexem
significativamente com os jovens, causam dúvidas e desconforto, podem ocasionar
desentendimentos entre familiares e amigos, e que um comportamento
desequilibrado, devido à falta de informação e apoio familiar traz consequências
sérias para o futuro deste jovem, justifica-se a necessidade da implantação
deste projeto na escola.
O
projeto pretende desenvolver ações que priorizem a informação, o estudo e a
troca de experiências entre os jovens abordando entre outros assuntos, a gravidez
precoce e o uso de drogas.
7. OBJETIVOS DO PROJETO:
Incentivar
o desenvolvimento de ações voltadas para a promoção da saúde sexual e
reprodutiva, com a redução de doenças sexualmente transmissíveis e prevenção ao
uso de drogas.
7.1 OBJETIVOS GERAIS
ü Divulgar
o trabalho realizado na escola para a comunidade em geral, valorizando a
pesquisa, a criatividade, a produção da escrita e a cultura, estimulando a
responsabilidade, a cooperação e a busca do conhecimento;
ü Despertar
nos alunos e na comunidade em geral, o interesse pela leitura, a busca de
informação e a motivação para o pleno gozo dos direitos em sociedade, o
respeito ao próximo e o alcance de uma vida digna e feliz.
ü Criar
um ambiente rico em estímulos, interativo, participativo e acolhedor, no qual
os alunos possam viver novas experiências, expressando seus pensamentos,
sentimentos e emoções livremente.
ü Integrar
a comunidade escolar, enfocando assuntos de interesse público sob a ótica das
variadas disciplinas do currículo escolar, contemplados nas produções
artísticas dos alunos.
ü Promover
um espaço de pesquisa, informação e troca de experiências sobre sexualidade na
adolescência, gravidez precoce e uso de drogas.
7.2 OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
ü Aprimorar
a produção escrita e oral;
ü Exercitar
a criatividade, produzindo textos e
participando de dramatizações;
ü Estimular
a liberdade de expressão;
ü Valer-se
da estrutura da norma padrão para a produção de textos escritos e exposições
orais;
ü Analisar e
interpretar os recursos expressivos das línguas, das manifestações artísticas e
da cultura corporal de movimento, de modo contextualizado;
ü Informar sobre
sexualidade na adolescência, gravidez precoce e drogas;
8. METAS
ü Mobilizar a
participação dos alunos do 7ª série do Ensino Fundamental e do 1º do Ensino
Médio;
ü Informar os alunos
sobre as mudanças que ocorrem no corpo
durante a adolescência, os métodos contraceptivos, os riscos de uma gravidez precoce e a
importância de uma vida sexual saudável;
ü Criação e produção de
uma peça de teatro sobre o tema e apresentação á comunidade escolar.
9- METODOLOGIAS
9.1 AULAS TEÓRICAS
ü Leitura de textos
informativos;
ü Apresentação de
slides e vídeos;
9.2 AULAS PRÁTICAS
ü Relatos de
experiência;
ü Produção de texto
para dramatização;
ü Ensaios;
ü Confecção de cenários
e figurinos;
ü Dramatização;
ü Entrevista com
profissionais da área da saúde;
ü Produções de textos
(reportagens);
ü Apresentação do
teatro;
ü Participação no
concurso de redações;
10. APRESENTAÇÃO
A apresentação das
dramatizações será nos dias 31/10/2012 para os alunos do Ensino Fundamental e 01/11/2012 para os alunos do ensino Médio.
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