terça-feira, 31 de julho de 2012

Pedro Bandeira

 Pedro Bandeira de Luna Filho (1942) é escritor brasileiro de livros infanto-juvenis. Destacou-se com a obra "A Droga da Obediência". Recebeu, entre outro, o Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do livro.
Pedro Bandeira nasceu em Santos, São Paulo, em 9 de março de 1942, onde dedicou-se ao teatro amador, até mudar para a capital, onde estudou Ciências Sociais na Universidade de São Paulo (USP). Casou-se com Lia, com quem teve três filhos: Rodrigo, Marcelo e Maurício.
Além de professor, trabalhou em teatro profissional até 1967 como ator, diretor, cenógrafo e com teatro de bonecos. Mas desde 1962, já trabalhava também na área de jornalismo e publicidade, começando na revista "Última Hora" e depois na Editora Abril, onde escreveu para diversas revistas e foi convidado a participar de um coleção de livros infantis.
O primeiro livro "O dinossauro que fazia au-au", voltado para as crianças, fez um grande sucesso. Mas foi com "A Droga da Obediência", voltado para adolescentes, que ele considera seu público alvo, que se consagrou.
Desde 1983, Pedro Bandeira dedicou-se inteiramente à literatura. Ele garante que a experiência em jornais e revistas o ajudaram como escritor, uma vez que o jornalista é obrigado a estar preparado para escrever sobre quase tudo. Ele escrevia para revista de adolescente e para publicações técnicas. Foi aprendendo a criar um estilo para cada público.
Estudou psicologia e educação para entender em que faixa etária a criança acha o pai herói, com qual idade acha ele um idiota e quando está pronta para questionar tudo e todos. "Sem esse conhecimento é impossível criar um personagem com o qual o leitor que você pretende atingir se identifique". A inspiração para cada história, segundo o autor, vinha de livros que leu e nos acontecimentos de sua própria vida.
Criatividade nunca faltou ao santista, mas quando isso acontece, Pedro abre o e-mail de seu computador e começa a ler mensagens e cartas que recebe semanalmente de seus leitores de todo Brasil. "As vezes tiro idéias das cartas porque o conteúdo das mensagens são os mais diversos. Tem quem pede conselho sentimental, outros dizem que não se dão bem com os pais e já recebi até carta de presidiário. Tento responder a todas".
Pedro Bandeira é o autor de Literatura Juvenil mais vendido no Brasil e, como especialista em técnicas especiais de leitura, profere conferências para professores em todo o Brasil.
Obras publicadas
·  Mariana

Por: Allan Faria

Seminários de Leitura - Turma 70

          A partir de 13/08/2012, a turma 70 estará envolvida com a apresentação de seminários de leitura, o primeiro será uma homenagem aos 100 anos do escritor brasileiro Jorge Amado.
         Vários alunos estão lendo obras de Jorge Amado e apresentarão aos colegas os estudos feitos a partir destas leituras, para que se amplie o espaço de leitura e troca de experiências entre a turma.
        Além de Jorge Amado, os alunos estão lendo Pedro Bandeira, famoso escritor de livros infanto-juvenis, cuja biografia foi estudada durante o 1º trimestre.
        Confiram em breve o resultado desses trabalhos! 

sábado, 21 de julho de 2012

Catapora

                   O que é catapora
            A catapora (ou varicela) é uma doença muito contagiosa causada por um vírus chamado Varicela zoster. Essa doença é uma das mais comuns na infância, principalmente porque só se pega catapora uma vez. A principal característica desta doença é deixar o corpo coberto de pintinhas vermelhas, essas pintinhas começam no tronco da criança, espalhando-se rapidamente para o rosto, braços e pernas podendo se espalhar para dentro da boca, do nariz, das orelhas e de outros orifícios do corpo da criança. Depois de um tempo as pintinhas vermelhas se transformam em pequenas bolhas de água que, quando começam a cicatrizar de 4 a 5 dias, formam ‘casquinhas’ e caem. Quando estas pequenas feridas são coçadas infeccionam e deixam na pele cicatrizes permanentes, isto é, não somem jamais. Além disso, a criança tem febre alta, bastante coceira na pele, cansaço, cefaleia (dor de cabeça) e perda de apetite. Uma criança pode pegar catapora se estiver no mesmo local que outra criança infectada, pois o vírus está presente na saliva e, quando a criança infectada tosse e espirra, joga no ar minúsculas bolhas de saliva da nossa boca. 
                  Quando uma criança saudável inspira, o ar vem contaminado para dentro do corpo e, então, se contrai a doença. Pode-se contrair a doença através do contato direto com a criança infectada, geralmente através da secreção das bolhas. Uma criança com catapora pode espalhar a doença para outras 1 a 2 dias antes do surgimento da erupção, ou até que todas as bolhas tenham secado, possivelmente depois de 10 dias.
             Não existe um remédio específico para tratar a catapora. O que se deve fazer é repousar, ingerir bastante líquido e principalmente, evitar coçar as feridas para não infeccionar.
A recuperação dura de 7 a 10 dias. A catapora pode ser prevenida com vacina.
                   Transmissão da catapora
            O vírus causador da catapora aloja-se no nariz e na garganta e é expelido no ar quando uma pessoa infectada espirra, tosse ou fala. Ele também está presente nas bolhas e erupções da pele. A catapora é transmitida de uma pessoa para outra pela tosse, espirro ou contato com as erupções. As pessoas com catapora podem transmitir a doença de 1 a 2 dias antes do início dos sintomas e até que todas as bolhas tenham formado crosta (normalmente em aproximadamente 5 dias). Entretanto, pessoas imunodeprimidas podem transmitir a doença por mais tempo, em geral enquanto as bolhas continuarem surgindo. Os sintomas normalmente aparecem de 10 a 21 dias depois do contato com o vírus. 

                   Sintomas da catapora
            Erupções em forma de vesículas e bolinhas vermelhas na pele, na cabeça e no tronco, febre e muita coceira. Estes são os sintomas da catapora, doença provocada por um vírus (varicela zoster), que tem alto potencial contagioso pelo ar ou através de secreções e que tem ocorrência aumentada no período de julho a outubro. Variando o prolongamento de contaminação até o início do verão de acordo com o tempo (calor abafado e chuvas intermitentes).
            Em alguns casos, a catapora pode ser confundida com a varíola ou picada de insetos. As lesões na pele aparecem durante cinco dias, período de maior possibilidade de transmissão da doença. Com a evolução do quadro, o normal é que as vesículas se transformem em pústulas e crostas em poucas horas. O risco de contágio se inicia de um a dois dias antes do aparecimento da vesícula e permanece enquanto elas existirem.

                                        A catapora pode ser perigosa
            A catapora pode levar a infecção grave da pele, cicatrizes, pneumonia, lesão cerebral e até à morte. Complicações sérias (como pneumonia) são raras, mas são mais comuns em recém-nascidos, mulheres grávidas, pessoas com imunodeficiência e adultos em geral. Antes da disponibilização da vacina, em 1995, cerca de 11.000 pessoas eram hospitalizadas por ano nos EUA devido à catapora e aproximadamente 100 morriam. Quem teve catapora também pode contrair, anos mais tarde, uma doença chamada herpes-zóster, que causa erupções doloridas na pele.

                                    Quem não deve tomar a vacina de catapora
            Pessoas muito alérgicas à gelatina e ao medicamento neomicina ou que tiverem apresentado reação alérgica a uma dose anterior da vacina não devem ser vacinadas.
  • Gestantes só devem tomar a vacina contra varicela depois do parto.
  • Pessoas com câncer, portadoras de HIV e outros problemas imunodepressores devem conversar com o médico ou enfermeiro antes de serem vacinadas.
  • Pessoas que recentemente receberam transfusão de sangue ou hemoderivados devem perguntar ao médico quando poderão tomar a vacina contra a catapora.
  • Pessoas com febre alta só devem ser vacinadas depois que a febre e outros sintomas tiverem passado.

Mais informações sobre catapora no blog:  
http://catapora-info.blogspot.com.br/2012/04/catapora-pode-ser-perigosa.html
   
    

É pessoal, resolvi fazer este post sobre catapora porque no Jerônimo vários alunos pegaram a doença entre os meses de junho e julho, inclusive eu!

                 Por causa da catapora, perdi vários dias de aula, a festa juliana da escola e a apresentação da quadrilha... Mas já passou, agora estou livre, curtindo as férias com minhas tias em Gravataí.


                            Por: Valentina Colares.

O que fazer nas férias ?

O que fazer nas férias?

          Muita gente já está de férias e muitos outros anseiam por esse momento, foi pensando nisso que decidimos fazer esse post para você não ficar entediado nos seus dias de descanso. Aí vão as nossas dicas :
-        Aproveite as férias para agradar sua mãe e arrume seu quarto. Tire um dia só pra isso, assim não perderá muito seu tempo.
-        Durma: dormir é bom e faz bem pra saúde, só não exagere, dormir demais pode fazer mal.
-        Olhe filmes que você sempre teve vontade de ver, mas nunca teve tempo. A hora é agora. Reúna sua turma faça uma pipoca e um bom brigadeiro e desfrute a sua liberdade.
-        Saia pra rua e tire muitas fotos, memorize na sua câmera cada segundo que passar nas férias. Se chover espere passar, e se não passar, dance na chuva.
-        Leia livros, revistas, qualquer coisa, até vale entrar na internet e procurar uma revista online, só o que não pode é ficar desatualizado.
-        Faça uma festa do pijama, chame os melhores amigos, principalmente os mais divertidos, e faça a festa.
-        Também aproveite para fazer uma surpresa a seus amigos, não os chame  e nem os avise, apenas apareça de surpresa.
-        Planeje uma viagem, que tenha pelo menos um responsável, e se for um lugar que você nunca visitou, não perca muito tempo tirando fotos, preste mais atenção nos pequenos detalhes.
-        Recicle, nunca é fora de moda ajudar a natureza.
-        Dependendo do tempo, chame a galera pra acampar. Nem que seja no pátio de casa. A intenção é fazê-los morrer de medo contando histórias  de terror, pesquise na internet bons contos e lendas, e mande ver. Combine com um amigo pra chegar de surpresa, isso com toda a certeza irá assustá-los.
-        Tire um tempo só pra si mesmo. Pense na vida, nas decisões a ser tomadas, e talvez até nos problemas, só não se estresse, além de dar  rugas, você vai perder tempo que podia estar aproveitando.

                                                   Enfim, o importante é aproveitar o máximo possível.
                                                                          Atenciosamente
                                        Esthéfani Lettnin Soares e Thalles Dornelles da Silva, alunos da 7ª série.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

COMIDAS TÍPICAS DE FESTA JUNINA
Toda Festa Junina deve contar com os pratos típicos, pois eles fazem parte da tradição desta importante festa da cultura popular brasileira. São doces, salgados e bebidas que estão relacionados, principalmente, à cultura do campo e da região do interior do Brasil.]
        Podemos destacar que muitos cereais (milho, arroz, amendoim) estão na base de grande parte das receitas destas comidas. O coco também aparece em grande parte das receitas, principalmente dos doces.

As principais bebidas e comidas de Festa Junina:

--->Quindim




--->Canjica

--> Arroz doce


--> Bolo de fubá


--> Cajuzinho


-->Cocada


--> Doce de batata doce


--> Maria mole


--> Pamonha


--.>Pastel Junino


--> Pé-de-moleque


--> Pipoca


--> Quentão

Quantas delícias, não é mesmo?
Vai ficar aí parado? 
Que tal aproveitar as férias para fazer essas gostosuras?
Se precisar das receitas, entre em contato.

Por: Virgínia Colares e Ciméia Ennes

terça-feira, 10 de julho de 2012

Sobre Drogas


        Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que, uma vez introduzida no organismo, modifica suas funções. As drogas naturais são obtidas através de determinadas plantas, de animais e de alguns minerais - a cafeína (do café), a nicotina (presente no tabaco), o ópio (na papoula) e o THC ou tetrahidrocanabinol (da Cannabis).
          As drogas sintéticas são fabricadas em laboratório, exigindo para isso técnicas especiais. O termo droga, presta-se a várias interpretações, mas ao senso comum é uma substância proibida, de uso ilegal e nocivo ao indivíduo, modificando-lhe as funções, as sensações, o humor e o comportamento.

ESTIMULANTES

COCAÍNA
Coca; pó; branquinha; farinha.
Cheirada; dissolvida em água e injetada; misturada na bebida.
A cocaína aumenta a pressão arterial e o batimento cardíaco. Altera o ritmo respiratório; faz as pupilas dilatarem e aumenta a temperatura do corpo. Causa irritabilidade e ansiedade, perda de apetite e apoplexia. Gera dependência e pode levar à morte por overdose. Riscos de HIV, hepatite e outras moléstias infecto/contagiosas por uso de seringas.

CRACK E MERLA
Pedra
Aquecidos e fumados com cachimbos ou artefatos que possibilitam a queima.
O efeito da droga leva 15 segundos para atingir o cérebro e causar a fissura. As consequências são as mesmas da cocaína.

ECSTASY (METILENO - DIOXIME TANFE LAMINE)
Êxtase; droga do amor; MDMA
Por via oral
Desencadeia distúrbios psiquiátricos incluindo pânico, ansiedade, alucinações, depressão e paranoia. Causa tensão muscular, náuseas, visão embaçada, tremores, suor, calafrios; desidratação, possivelmente desmaios e falência renal. Aumenta a pressão arterial e o batimento cardíaco. Perturba o apetite e o sono.

ECSTASY LÍQUIDO
GHB (ácido Gama- Hidroxibutírico)
Pó incolor, inodoro e levemente amargo diluído em água ou álcool para beber.
Dificuldade de concentração, perda de memória e consciência, parada cardiorespiratória, diminuição dos reflexos e disfunção renal.

SEXTASY
Ecstasy-T
Mistura de Ecstasy e Viagra
Os mesmos de Ecstasy.

HERBAL/ EFEDRINA
Elementos presentes em remédios para gripe, descongestionantes.
Por via oral
Aumenta o ritmo cardíaco e a pressão arterial; pode levar à apoplexia; ataque cardíaco; convulsões e morte.
ALUGINÓGENOS E OUTRAS DROGAS
MACONHA
Erva, haxixe, baseado, beck, marijuana.
Pode ser fumada ou ingerida
Aumenta os batimentos cardíacos, deixa os olhos vermelhos e a boca seca; prejudica a noção de tempo e espaço; afeta temporariamente a visão, prejudicando o mecanismo de rastreamento; prejudica a memória e a habilidade matemática. Pode causar ansiedade intensa, paranoia ou ataques de pânico, e desencadear processos psicóticos. Afeta a capacidade imunológica do organismo e, nos homens, diminui a produção de espermatozoides. Causa dependência psíquica.

TABACO
Fumo
Cigarro; charuto; cachimbo; cigarrilhas e toda a forma de fumar e inalar tabaco. Pode ser cheirado (rapé).
Dependência (vício); moléstias cardíacas e cardiovasculares. Câncer de boca, laringe, faringe, estômago, pâncreas e rins; enfisema e bronquite crônica.

LSD
Ácido Lisérgico Diethylamídico
Tabletes tomados oralmente, ou em forma líquida (gelatinosa) colocado sobre os olhos.
Causa elevação da temperatura do corpo e pressão do sangue; perda de apetite; sonolência e tremores. Pode provocar alucinações crônicas e desencadear processos psicóticos.

HEROÍNA
Cavalo; açúcar mascavo; dopa.
Injetada, fumada ou inalada.
Deixa o usuário com a fala arrastada e as pupilas contraídas. Prejudica a visão noturna e pode causar vômitos (após o primeiro uso ou quando consumida em altas doses). Piora o desempenho sexual e diminui o interesse por sexo. Deixa a respiração difícil e arfante; a pele fica inchada e seca. Em altas doses, a heroína provoca a perda dos sentidos e morte por overdose. Causa dependência de forma extremamente rápida.
 
           Só  informação não basta, é preciso fazermos boas escolhas.
          Vamos ficar fora desta!
Não às drogas!
Sim à vida!!!
       
  Por: Thaiz Venites e Juninho

 

Educadores Multiplicadores