sábado, 21 de julho de 2012

Catapora

                   O que é catapora
            A catapora (ou varicela) é uma doença muito contagiosa causada por um vírus chamado Varicela zoster. Essa doença é uma das mais comuns na infância, principalmente porque só se pega catapora uma vez. A principal característica desta doença é deixar o corpo coberto de pintinhas vermelhas, essas pintinhas começam no tronco da criança, espalhando-se rapidamente para o rosto, braços e pernas podendo se espalhar para dentro da boca, do nariz, das orelhas e de outros orifícios do corpo da criança. Depois de um tempo as pintinhas vermelhas se transformam em pequenas bolhas de água que, quando começam a cicatrizar de 4 a 5 dias, formam ‘casquinhas’ e caem. Quando estas pequenas feridas são coçadas infeccionam e deixam na pele cicatrizes permanentes, isto é, não somem jamais. Além disso, a criança tem febre alta, bastante coceira na pele, cansaço, cefaleia (dor de cabeça) e perda de apetite. Uma criança pode pegar catapora se estiver no mesmo local que outra criança infectada, pois o vírus está presente na saliva e, quando a criança infectada tosse e espirra, joga no ar minúsculas bolhas de saliva da nossa boca. 
                  Quando uma criança saudável inspira, o ar vem contaminado para dentro do corpo e, então, se contrai a doença. Pode-se contrair a doença através do contato direto com a criança infectada, geralmente através da secreção das bolhas. Uma criança com catapora pode espalhar a doença para outras 1 a 2 dias antes do surgimento da erupção, ou até que todas as bolhas tenham secado, possivelmente depois de 10 dias.
             Não existe um remédio específico para tratar a catapora. O que se deve fazer é repousar, ingerir bastante líquido e principalmente, evitar coçar as feridas para não infeccionar.
A recuperação dura de 7 a 10 dias. A catapora pode ser prevenida com vacina.
                   Transmissão da catapora
            O vírus causador da catapora aloja-se no nariz e na garganta e é expelido no ar quando uma pessoa infectada espirra, tosse ou fala. Ele também está presente nas bolhas e erupções da pele. A catapora é transmitida de uma pessoa para outra pela tosse, espirro ou contato com as erupções. As pessoas com catapora podem transmitir a doença de 1 a 2 dias antes do início dos sintomas e até que todas as bolhas tenham formado crosta (normalmente em aproximadamente 5 dias). Entretanto, pessoas imunodeprimidas podem transmitir a doença por mais tempo, em geral enquanto as bolhas continuarem surgindo. Os sintomas normalmente aparecem de 10 a 21 dias depois do contato com o vírus. 

                   Sintomas da catapora
            Erupções em forma de vesículas e bolinhas vermelhas na pele, na cabeça e no tronco, febre e muita coceira. Estes são os sintomas da catapora, doença provocada por um vírus (varicela zoster), que tem alto potencial contagioso pelo ar ou através de secreções e que tem ocorrência aumentada no período de julho a outubro. Variando o prolongamento de contaminação até o início do verão de acordo com o tempo (calor abafado e chuvas intermitentes).
            Em alguns casos, a catapora pode ser confundida com a varíola ou picada de insetos. As lesões na pele aparecem durante cinco dias, período de maior possibilidade de transmissão da doença. Com a evolução do quadro, o normal é que as vesículas se transformem em pústulas e crostas em poucas horas. O risco de contágio se inicia de um a dois dias antes do aparecimento da vesícula e permanece enquanto elas existirem.

                                        A catapora pode ser perigosa
            A catapora pode levar a infecção grave da pele, cicatrizes, pneumonia, lesão cerebral e até à morte. Complicações sérias (como pneumonia) são raras, mas são mais comuns em recém-nascidos, mulheres grávidas, pessoas com imunodeficiência e adultos em geral. Antes da disponibilização da vacina, em 1995, cerca de 11.000 pessoas eram hospitalizadas por ano nos EUA devido à catapora e aproximadamente 100 morriam. Quem teve catapora também pode contrair, anos mais tarde, uma doença chamada herpes-zóster, que causa erupções doloridas na pele.

                                    Quem não deve tomar a vacina de catapora
            Pessoas muito alérgicas à gelatina e ao medicamento neomicina ou que tiverem apresentado reação alérgica a uma dose anterior da vacina não devem ser vacinadas.
  • Gestantes só devem tomar a vacina contra varicela depois do parto.
  • Pessoas com câncer, portadoras de HIV e outros problemas imunodepressores devem conversar com o médico ou enfermeiro antes de serem vacinadas.
  • Pessoas que recentemente receberam transfusão de sangue ou hemoderivados devem perguntar ao médico quando poderão tomar a vacina contra a catapora.
  • Pessoas com febre alta só devem ser vacinadas depois que a febre e outros sintomas tiverem passado.

Mais informações sobre catapora no blog:  
http://catapora-info.blogspot.com.br/2012/04/catapora-pode-ser-perigosa.html
   
    

É pessoal, resolvi fazer este post sobre catapora porque no Jerônimo vários alunos pegaram a doença entre os meses de junho e julho, inclusive eu!

                 Por causa da catapora, perdi vários dias de aula, a festa juliana da escola e a apresentação da quadrilha... Mas já passou, agora estou livre, curtindo as férias com minhas tias em Gravataí.


                            Por: Valentina Colares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficamos contentes com teu comentário.
Tua participação é importante.

Educadores Multiplicadores