Os Gêneros textuais são as estruturas com que se compõe os textos, sejam eles orais ou escritos. Essas estruturas são socialmente reconhecidas, pois se mantêm sempre muito parecidas, com características comuns, procuram atingir intenções comunicativas semelhantes e ocorrem em situações específicas.
Gêneros Orais e Escritos na Escola
Domínios sociais de comunicação | Aspectos tipológicos | Capacidade de linguagem dominante | Exemplo de gêneros orais e escritos |
Cultura Literária Ficcional | Narrar | Mimeses de ação através da criação da intriga no dominio do verossímil | [Conto Maravilhoso], Conto de Fadas, fábula, lenda,narrativa de aventura, narrativa de ficção cientifica, narrativa de enigma, narrativa mítica, sketch ou história engraçada, biografia romanceada, romance, romance histórico, novela fantástica, conto, crônica literária, adivinha, piada |
Documentação e memorização das ações humanas | Relatar | Representação pelo discurso de experiências vividas, situadas no tempo | Relato de experiência vivida, relato de viagem, diário íntimo, testemunho, anedota ou caso, autobiografia, curriculum vitae, noticia, reportagem, crônica social, crônica esportiva, histórico, relato histórico, ensaio ou perfil biográfico, biografia |
Discussão de problemas sociais controversos | Argumentar | Sustentação, refutação e negociação de tomadas de posição | Textos de opinião, diálogo argumentativo, carta de leitor, carta de solicitação, deliberação informal, debate regrado, assembleia, discurso de defesa (advocacia), discurso de acusação (advocacia), resenha crítica, artigos de opinião ou assinados, editorial, ensaio. |
Transmissão e construção de saberes | Expor | Apresentação textual de diferentes formas dos saberes | Texto expositivo, exposição oral, seminário, conferência, comunicação oral, palestra, entrevista de especialista, verbete, artigo enciclopédico, texto explicativo, tomada de notas, resumo de textos expositivos e explicativos, resenha, relatório científico, relatório oral de experiência. |
Instruções e prescrições | Descrever ações | Regulação mútua de comportamentos | Instruções de montagem, receita, regulamento, regras de jogo, instruções de uso, comandos diversos, textos prescritivos. |
Desde o ano passado, quando comecei a usar o livro didático "Português: A arte da palavra" de Gabriela Rodella, Flávio Nigro e João Campos da Editora AJS, minhas aulas estão mais interessantes e dinâmicas. Seguindo as sugestões dos autores e acrescentando ações que dizem respeito às necessidades de nossa escola, de cada turma, de cada momento, consigo explorar cada gênero de forma intensa e variada.
Neste trimestre, estamos trabalhando com os seguintes gêneros:
6ª ano: Mitos e seus Heróis
6ª série: Pesquisas e resumos
7ª série: Teatro
8ª série: Artigo de opinião e debates
Aos poucos vamos relatando nossas "Ações" e Criações".
Aguardem!
Por: Sônia Marques
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ficamos contentes com teu comentário.
Tua participação é importante.