Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que, uma vez introduzida no organismo, modifica suas funções. As drogas naturais são obtidas através de determinadas plantas, de animais e de alguns minerais - a cafeína (do café), a nicotina (presente no tabaco), o ópio (na papoula) e o THC ou tetrahidrocanabinol (da Cannabis).
As drogas sintéticas são fabricadas em laboratório, exigindo para isso técnicas especiais. O termo droga, presta-se a várias interpretações, mas ao senso comum é uma substância proibida, de uso ilegal e nocivo ao indivíduo, modificando-lhe as funções, as sensações, o humor e o comportamento.
ESTIMULANTES
COCAÍNA
Coca; pó; branquinha; farinha.
Cheirada; dissolvida em água e injetada; misturada na bebida.
A cocaína aumenta a pressão arterial e o batimento cardíaco. Altera o ritmo respiratório; faz as pupilas dilatarem e aumenta a temperatura do corpo. Causa irritabilidade e ansiedade, perda de apetite e apoplexia. Gera dependência e pode levar à morte por overdose. Riscos de HIV, hepatite e outras moléstias infecto/contagiosas por uso de seringas.
CRACK E MERLA
Pedra
Aquecidos e fumados com cachimbos ou artefatos que possibilitam a queima.
O efeito da droga leva 15 segundos para atingir o cérebro e causar a fissura. As consequências são as mesmas da cocaína.
ECSTASY (METILENO - DIOXIME TANFE LAMINE)
Êxtase; droga do amor; MDMA
Por via oral
Desencadeia distúrbios psiquiátricos incluindo pânico, ansiedade, alucinações, depressão e paranoia. Causa tensão muscular, náuseas, visão embaçada, tremores, suor, calafrios; desidratação, possivelmente desmaios e falência renal. Aumenta a pressão arterial e o batimento cardíaco. Perturba o apetite e o sono.
ECSTASY LÍQUIDO
GHB (ácido Gama- Hidroxibutírico)
Pó incolor, inodoro e levemente amargo diluído em água ou álcool para beber.
Dificuldade de concentração, perda de memória e consciência, parada cardiorespiratória, diminuição dos reflexos e disfunção renal.
SEXTASY
Ecstasy-T
Mistura de Ecstasy e Viagra
Os mesmos de Ecstasy.
HERBAL/ EFEDRINA
Elementos presentes em remédios para gripe, descongestionantes.
Por via oral
Aumenta o ritmo cardíaco e a pressão arterial; pode levar à apoplexia; ataque cardíaco; convulsões e morte.
ALUGINÓGENOS E OUTRAS DROGAS
MACONHA
Erva, haxixe, baseado, beck, marijuana.
Pode ser fumada ou ingerida
Aumenta os batimentos cardíacos, deixa os olhos vermelhos e a boca seca; prejudica a noção de tempo e espaço; afeta temporariamente a visão, prejudicando o mecanismo de rastreamento; prejudica a memória e a habilidade matemática. Pode causar ansiedade intensa, paranoia ou ataques de pânico, e desencadear processos psicóticos. Afeta a capacidade imunológica do organismo e, nos homens, diminui a produção de espermatozoides. Causa dependência psíquica.
TABACO
Fumo
Cigarro; charuto; cachimbo; cigarrilhas e toda a forma de fumar e inalar tabaco. Pode ser cheirado (rapé).
Dependência (vício); moléstias cardíacas e cardiovasculares. Câncer de boca, laringe, faringe, estômago, pâncreas e rins; enfisema e bronquite crônica.
LSD
Ácido Lisérgico Diethylamídico
Tabletes tomados oralmente, ou em forma líquida (gelatinosa) colocado sobre os olhos.
Causa elevação da temperatura do corpo e pressão do sangue; perda de apetite; sonolência e tremores. Pode provocar alucinações crônicas e desencadear processos psicóticos.
HEROÍNA
Cavalo; açúcar mascavo; dopa.
Injetada, fumada ou inalada.
Deixa o usuário com a fala arrastada e as pupilas contraídas. Prejudica a visão noturna e pode causar vômitos (após o primeiro uso ou quando consumida em altas doses). Piora o desempenho sexual e diminui o interesse por sexo. Deixa a respiração difícil e arfante; a pele fica inchada e seca. Em altas doses, a heroína provoca a perda dos sentidos e morte por overdose. Causa dependência de forma extremamente rápida.
Só informação não basta, é preciso fazermos boas escolhas.
Vamos ficar fora desta!
Não às drogas!
Sim à vida!!!
Por: Thaiz Venites e Juninho
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ficamos contentes com teu comentário.
Tua participação é importante.