sexta-feira, 24 de maio de 2013

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Tal pai, tal filho

Tirinha produzida por Cristian Gonçalves e Joice Peres


Mais do que um problema

Tirinha criada por Anthony Colares e Bruno Souza


V1D4 L0K4

Trabalho produzido pelos alunos Arthur Veiga e Bruno Cardoso

O náufrago

Trabalho produzido pelos alunos Virgínia Colares e Fabrício Sinott


A parada de ônibus

Trabalho dos alunos Allan Seixas, Gabriel Santos e Gabryel Otte


Jogo de futebol

Trabalho produzido por Tainá dos Santos e Valentina Colares.

sábado, 11 de maio de 2013

Dicas para produção de texto


Dicas para produção de texto:
1-   O primeiro passo para uma boa produção de texto é despejar espontaneamente as ideias no papel. Depois é preciso corrigir, substituir palavras, cortar frases, confirmar se o que está escrito é mesmo o que se quer dizer.
     Daí a necessidade do rascunho. Nele as palavras não devem ser apagadas, mas riscadas. Elas poderão ser utilizadas em outras frases.
2-   Devemos evitar frases muito compridas e o uso excessivo de palavras como: e, daí, então...
Para substituir o “e” basta a vírgula ou o ponto. “Daí” e “então” podem ser substituídas ou eliminadas por sinônimos (nesse momento, naquela ocasião, nesse caso, nessas circunstâncias, etc).
3-   Todo texto bem estruturado tem introdução, desenvolvimento e conclusão. Normalmente escreve-se um parágrafo de introdução, outro de conclusão e vários de desenvolvimento, dependendo do assunto abordado e da extensão do texto.
4-   Nunca repita palavras em frases próximas, troque-as por sinônimos ou explique o que quer dizer com outras palavras. Procure deixar claro o que tem a dizer.
5-   Escreva as palavras nem muito unidas, nem muito separadas; e as letras nem muito grandes, nem muito pequenas. Como em tudo, o equilíbrio é o ponto ideal.
6-   Não esprema as palavras no fim da linha. Deixa sempre um pequeno espaço para acrescentar alguma vírgula que se fizer necessário. Cuida as margens à direita e à esquerda.

Texto dissertativo:
A dissertação é um trabalho de caráter crítico, lógico e objetivo. Não há espaço no texto dissertativo para uma história com personagens, cenários e diálogos (isso é narração).
O texto dissertativo caracteriza-se por acrescentar a exposição de ideias, um conceito ou um ponto de vista sobre determinado assunto. Além disso, é desenvolvido a partir de uma ideia central, sendo baseado em argumentos lógicos.
Para fundamentar a ideia central, o autor pode utilizar em sua argumentação recurso diversos, como exemplos, comparações, dados estatísticos, etc.
Na conclusão desse tipo de texto, são sintetizadas as ideias desenvolvidas nos parágrafos anteriores e confirmada a ideia central.
Todos os textos são, de certa forma, persuasivos. Ao redigir um texto, o autor tem, a princípio, o objetivo de convencer seu leitor de algo.
Para que consigamos convencer nossos leitores, é preciso utilizarmos argumentos.
O argumento é um recurso de linguagem que visa persuadir o leitor a respeito de nossas ideias, nossas opiniões. A argumentação é um recurso bastante empregado em textos dissertativos, como um elemento fundamental em sua elaboração.
Esse tipo de texto é organizado em três momentos principais: introdução, desenvolvimento e conclusão.
Introdução: Nesta parte do texto é apresentada a ideia central. A partir dessa ideia principal, outras ideias e os demais parágrafos são desenvolvidos, com o objetivo de fundamentá-la, explicá-la ou prová-la. A introdução deve apresentar de forma clara o assunto a ser tratado, sendo geralmente feita em apenas um parágrafo.
Desenvolvimento: O desenvolvimento contém os argumentos que fundamentam e comprovam a ideia central. Ele deve ser bem organizado e coerente com a ideia exposta na introdução, seguindo uma linha de raciocínio. Nesta parte do texto, o autor está construindo a sua defesa, o seu ponto de vista sobre o problema em questão.
Normalmente, cada uma dos argumentos é desenvolvido em um parágrafo e pode ser apoiado com exemplos, citações, dados estatísticos, comparações e outras informações.
Conclusão: A conclusão é a parte final do texto, a síntese do que foi dito na introdução e no desenvolvimento. Ela reforça o ponto de vista do autor sobre o assunto, podendo trazer propostas de ação, apresentar uma solução para o problema em questão, confirmar a ideia central, etc.
Essa parte do texto deve ser, preferencialmente, constituída de um parágrafo.

                                                  Para se fazer uma boa dissertação é muito importante
- Ler o tema com muita atenção, para entender o que se é pedido; 
- Ter conhecimento do tema que irá desenvolver; 
- Demarcar o tema, ou seja, tornar um tema aberto em um tema fechado, por exemplo, política é um tema aberto, já partido político é um tema fechado; 
- Pensar sobre o tema e sobre o seu ponto de vista em cima dele;  
- Evitar expressões como: “na minha opinião”, “eu penso que”, “eu acho que”, e procurar escrever o texto sempre em 3º pessoa do singular ou do plural, para que o texto fique mais impessoal; 
- Manter o máximo de clareza no que está escrevendo; 
- Antes de começar o texto, escolha um título, pois com isso ficará mais fácil de desenvolver uma dissertação.

domingo, 5 de maio de 2013

Resenhando - Turma 101

Iniciamos na aula passada, o trabalho com resenha. Leiam as orientações abaixo, assistam aos vídeos, leiam exemplos de resenha e se preparem para a produção escrita que virá logo em seguida.


Resenha
O que é uma resenha?
É um texto crítico sobre um produto acadêmico e cultural, que pode ser um livro, um filme, uma peça de teatro, um jogo, etc. A proposta é apresentar um breve resumo da obra analisada junto a sua opinião sobre o assunto.
Segundo Baltar (2004) resenha é “um gênero jornalístico e opinativo, escrito normalmente em primeira pessoa e assinado, no qual o autor emite sua opinião sobre uma manifestação artística qualquer: livro, CD, espetáculo de dança, teatro, exposição de um artista plástico, etc”.

Qual a diferença entre resumo e resenha?

A diferença entre resumo e resenha é muito pouca.
Uma resenha deve ser feita com base em algo que você leu/assistiu, podendo colocar suas opiniões próprias de forma crítica.
Resumo nada mais é do que uma diminuição de um texto ou de algum assunto abordado, nunca perdendo o foco do assunto principal.
Escrever uma resenha é um excelente exercício de redação. A resenha é a espécie de texto mais usada em atividades acadêmicas e está sempre presente no chamado jornalismo cultural. O que popularmente recebe o nome de "crítica" de livros, filmes, CDs, DVDs, peças teatrais, balés, exposições, shows, nada mais é do que resenhas. Ou seja, sínteses e comentários sobre uma obra artística. E resenhar tem tudo a ver com um texto argumentativo, que visa a expressar a opinião do seu autor.
Como fazer uma resenha?
Uma boa resenha deve conter alguns itens definidos. Primeiro, é preciso ir direto ao ponto. Por ser um gênero breve, uma dica é separar quais os pontos principais da obra e apresentá-los no texto, de maneira que o leitor possa compreender do que se trata o produto e sua importância no contexto cultural.
Não se pode esquecer que resenha não é um resumo. A presença de uma avaliação crítica sobre a obra é fundamental.
A resenha crítica quando resume e avalia um produto cultural específico, deve apresentar aspectos positivos e negativos por meio de um texto de opinião. Portanto, ao produzi-la é importante equilibrar estes dois pontos apresentando os principais aspectos do produto cultural em questão. Ressalte que o resenhista deve ter a preocupação de conhecer bem o produto em questão e apresentá-lo de forma clara e coerente avaliando a obra.

Assistam aos vídeos abaixo, que trazem alguns exemplos de resenha:

Resenha do filme "Confiar"

Resenha do filme "Titanic" 3d

Resenha do filme Amanhecer - Parte 2

Agora leiam os exemplos de resenha:

Muito bem, na aula de quinta-feira, 09/05/2013, assistiremos a um filme cujo tema está dentro do eixo temático que estamos trabalhando. 
E depois.... Bem, depois conversamos!

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Apresentação de trabalhos - Turma: 80

         O gênero textual que estamos trabalhando neste trimestre com a 8ª série é HQ, no entanto, sentimos necessidade de explorar outros gêneros que também exploram a linguagem não verbal e outros recursos característicos da HQ.
O resultado foi muito legal.
Confiram:

Pesquisa realizada por Tainá Santos e Valentina Colares


Charges v al pdef from Sônia Marques

Pesquisa realizada por Pâmela Camargo e Virgínia Colares

Caricatura from Sônia Marques



Pesquisa realizada por Allan Seixas, Gabriel Santos, Gabryel Otte, Micael Ribeiro


Cartoon from Sônia Marques



Pesquisa realizada por Anthony Colares, Cimeia Ennes, Cristian Gonçalves e Joice Peres

H qs from Sônia Marques



Pesquisa realizada por Carolina Lopes, Esthéfani Lettnin, Yasmim Borges

Tirinhas from Sônia Marques


Pesquisa realizada por Arthur Faria, Bruno Cardoso, Bruno Ferreira 

Trabalho memes pdf from Sônia Marques


Parabéns, turma, mais uma vez vocês arrasaram!

Seminário Integrado de Língua Portuguesa - Turmas 200 e 201

       Iniciamos as aulas de Seminário Integrado de Língua Portuguesa nos 2ºs anos do Ensino Médio, analisando os princípios orientadores do Ensino Médio Politécnico.
        Os alunos se organizaram em grupos e apresentaram os trabalhos.


1- Interdisciplinaridade

         A interdisciplinaridade implica a existência de um conjunto de disciplinas interligadas e com relações definidas, que evitam desenvolver as suas atividades de forma isolada, que se apresenta como um meio, eficaz, de articulação do estudo da realidade e produção de conhecimento com vista à transformação.
       Traduz-se na possibilidade real de solução de problemas, dando significado ao conhecimento que irá possibilita a intervenção para a mudança de uma realidade.
       O trabalho interdisciplinar, como estratégia metodológica, viabiliza o estudo da temáticas transversalizadas, o qual alia a teoria e prática.
        Com as vivências do ensino politécnico, o ano passado foi muito bom, para nos ajudar a aprofundar mais sobre os assuntos , o que aprendemos no dia-a-dia, o lado bom de tudo isso é que é implantado em todas as matérias o assunto estudado, isso facilita na hora das notas, de pôr em pratica o trabalho, enfim em tudo. Esperamos que esse ano seja ainda melhor e que continuemos aprendendo ainda mais, sobre o que está sendo estudado.

Turma 200:
Andrei Veiga
Bianca de Morais 
Lauane  Legel
Jerlani Klein
Kaiele da Silva
Marcella Fonseca 

 Turma 201
Juliana Acosta
Elsongiã da Silva
Rafaela Gonçalves
Raquel Oliveira

       Ótimo trabalho apresentado pelos grupos. Esperamos corresponder às expectativas de vocês, que possamos fazer da interdisciplinaridade, não apenas um princípio do EMP, mas uma prática no cotidiano de nossa escola.

2- Avaliação emancipatória:



Turma 200
Lorhany Farias
Graziele Machado
Quelen Costa
Sarah Pagalday
Thalia da Rosa
Thalya Farias

Turma 201
Camila Martins
Fernando Jacob
Igor Simões
Jean Marques
Matheus Vargas
Saimon Lima



3- Pesquisa



 Turma 200
Sandria Deamici
Katia Farias
Murielle de Lima
Caroline França
Maria EduardaAzambuja
Taíne da Cunha
Nayaranna Pereira
Hallana Oliveira
Diúlia Bitencourt

Turma 201
Juliane Rosso
Samila Duarte
Anderson Segui
Matheus Lopes

4- Seminário Integrado


O que é ?
  • Eixo articulador e problematizador do currículo escolar como forma de apropriação da realidade ;
  • Espaço de articulação dos conhecimentos e realidades sociais com formas, construindo-se por essência o exercício da interdisciplinaridade;
  • Espaço de produção de conhecimento por meio de postura investigativa;
A que se destina?
  • Possibilitar o diálogo entre os demais componentes curriculares, consolidando as relações , teoria – prática e parte-totalidade;
  • Consolidar a proposta curricular interdisciplinar, como prática coletiva de professores e alunos;
  • Possibilitar a ampliação dos diálogos ultrapassando os limites da escola;
Como se constitui:
  • Por projetos e pesquisas nas quais se articulam temas diversificados;
  • Professores e alunos organizam leituras, desenvolvem os caminhos metodológicos e a realização da investigação;
  • O espaço de estudo de forma ampla: escola, sala de aula, cidade, locais de trabalhos, etc.
  • Possibilidades de intervenção na realidade, pela contextualização e significado dos conhecimentos construídos;
Como pode ser organizado
  • Por eixos conceituais: cultura, tecnologia e trabalho . Infraestrutura, solidariedade, organização, social, etc.
Linhas de pesquisa
  • A função social da arte em distintas instituições/localidades/épocas ;
  • Até que ponto os modelos democráticos e participativos de organização resultam melhoria da qualidade de vida.
  • A forma de utilização da matemática na vida de cada um e no mundo do trabalho. Produz soluções diferentes para questões cotidianas.
  • Impactos ambientais e implantação de estratégias de conservação da biodiversidade regional .
      A turma 201, após a apresentação desta parte teórica, mostrou um vídeo desenvolvido por eles no ano de 2012, durante as atividades de preparação e apresentação do seminário.

Turma 200
Karoline Souza
Rúbia Lopes

Turma 201
Altair Barbosa
Aline Silveira
Alda da Silva
Jéssica da Silva
Milena Ferreira







Educadores Multiplicadores