domingo, 14 de julho de 2013

Produção textual e TICS: Uma parceira que dá certo!

A integração das tecnologias de informação e comunicação (TICs) no cotidiano escolar é uma necessidade  da qual não se pode fugir, já que essas tecnologias cada vez mais fazem parte da nossa vida, portanto não podem ficar fora da escola.  
É preciso que a escola se prepare para essa realidade, auxiliando professores e alunos a construírem uma proposta pedagógica que vá ao encontro dessa realidade. É por isso que estamos aqui...
Através desta formação, pretende-se apresentar aos colegas, algumas sugestões de como incluir a tecnologias nas nossas práticas pedagógicas.


Na área de Linguagens, o uso das TICs abre um leque de possibilidades infinitas, basta ousar e experimentar. Eis algumas dicas:

1- Curta os clássicos: Projeto em andamento na escola, no qual os alunos do 2º ano do Ensino Médio produzirão curtas-metragens a partir da leitura de clássicos da Literatura Brasileira.

2- Entrevista:Os alunos não são interessados somente em assistir a vídeos, mas também em criá-los! Aqui faremos uma proposta de entrevista, que pode ser um trabalho interdisciplinar com a disciplina de história para fazer um resgate dos hábitos de lazer dos avós, por exemplo. Geralmente os alunos levam uma caneta e um papel quando vão entrevistar alguém, nessa atividade levarão uma câmera digital ou celular . Antes da entrevista deverão elaborar o roteiro da atividade com as questões que serão propostas. O professor deve apresentar a diferença da linguagem falada e da escrita para a realização dessa atividade. 
Utilizando um software de edição de vídeos (dar preferência aos SL, como OpenShot, Pitivi, etc) os alunos devem editar e elaborar uma versão final do vídeo, que será compartilhado no grupo da turma, em uma rede social para a visualização dos colegas e para a avaliação do professor, ou ainda poderá ser apresentado à comunidade na forma de um telejornal, por exemplo.

3 - Propaganda. Essa atividade tem o objetivo de desafiar os alunos a criar uma propaganda trabalhando o intertextualidade. Desafiá-los a criar uma propaganda escrita ou filmada usando o mesmo princípio apresentado no vídeo. 


4 - Escrita conjunta: Após assistir a um vídeo, os alunos devem recriar a história, sendo que cada um escreverá um paragrafo dando continuidade ao que já foi escrito, cuidando a coesão e a coerência, as conjunções utilizadas e a estrutura da história. Esse trabalho pode ser feito através de um blog, ou email, ou grupo em rede social. Deve ser criada uma ordem para o trabalho, cada aluno faz a sua parte e envia para o aluno seguinte dar continuidade, o último da lista envia para a professora fazer a avaliação.

5 - Fotografia Inspirada: Essa atividade precisa primeiramente de um tema. Vamos utilizar como exemplo o tema: Educação Ambiental. Deve ser proposto aos alunos um debate sobre o tema escolhido partindo de textos e vídeos que abordem essa temática. Em seguida, é preciso trabalhar com os alunos o que é a fotografia, e como fazer uma boa foto. 

6 - Fórum: Com o objetivo do debate, essa atividade precisa de um texto ou vídeo instigante para que os alunos possam argumentar.  A ideia é promover um debate escrito, através de um blog ou de um grupo nas redes sociais. Os alunos gostam e se sentem mais confortáveis em participar de debates através da rede. 

7 - Tirinhas: Outra forma de produção textual que agrada muito os alunos são as tirinhas. Geralmente essa atividade é feita com desenhos a mão livre, ou com recortes de revistas ou jornais. Vamos propor aqui que essa criação seja feita através de slides (impress) ou com um editor de vídeos. Os alunos podem criar uma história, ou recriar uma história já trabalhada em sala de aula. Os alunos podem pegar imagens da internet, recortar, colar, desenhar e recriar a história, podem usar e abusar dos efeitos de entrada e saída, transições, etc.

8 - Trailer: Os alunos adoram vídeos, mas nem sempre é possível trabalhar um filme todo em um período, então uma boa opção é trabalhar com trailers. Há várias atividades que podem ser feitas, a ideia que vamos propor é de produção textual. Após assistir ao trailer, os alunos devem imaginar e criar um final para a história. O trabalho deve ser postado no grupo da turma ou em uma rede social, assim todos poderão ver as ideias criativas que os colegas tiverem. 

9 - Email: Escrever um e-mail parece algo simples, mas é preciso saber que há diferentes situações e que a linguagem utilizada deve se adequar a cada situação. Essa atividade propõem que os alunos escrevam um e-mail com linguagem formal fazendo algum agradecimento ou comentário para a escola, deve ser encaminhado à professora para a correção e verificação da linguagem. 
      O principal foco dessa atividade é explicar a diferença entre linguagem formal e informal, e quando cada uma deve ser utilizada.


Estas são apenas algumas possibilidades... Criem, experimentem... Tenho certeza de que surgirão ótimas ideias.

Por: Sônia Marques
Disponível em: http://www.textoeradigital.blogspot.com.br



Semana de formações na Escola Jerônimo

Nesta semana, a Escola Jerônimo promove momentos de formação continuada para os professores. Na segunda-feira, teremos a participação do Grupo de estudos de aplicação de TICs na educação, que abordará:
Temas
Apresentação do Grupo de Estudos
Introdução sobre Software Livre - Pablo
Portal do Professor e Nova Escola - Pablo
Introdução Laboratório Proinfo - Pablo
Atividades com software educacional Gcompris - Lia e Lisiane
Produção Textual na era Digital  / Blog CRIAÇÔES- Sônia
Apresentação do Geogebra - Luiz Augusto
Outros Softwares Educacionais - Pablo
Audacity
Inkscape
Impress
Writer
Geografia
Uma boa semana de formação a todos nós!

Educadores Multiplicadores