domingo, 28 de abril de 2013

Trabalhando com onomatopeias

A turma 80 está trabalhando com HQ neste trimestre e um dos recursos bastante utilizados nas HQs. Confiram algumas produções:
Allan Seixas

Anthony Colares

Arthur Faria

Bruno Cardoso

Bruno Cardoso

Carolina Lopes

Carolina Lopes


Cimeia Ennes

Cimeia Ennes

Esthefani Lettnin

Esthefani Lettnin


Gabriel Santos

Gabryel Otte

Pâmela Camargo

Tainá dos Santos

Tainá dos Santos

Tainá dos Santos

Tainá Santos

Valentina Colares

Yasmin Borges

                                                Parabéns, turma, amei os trabalhos de vocês!

sábado, 27 de abril de 2013

Período composto por coordenação


Observa a fala de Filipe:


“A preguiça é a mãe de todos os vícios,/  mas uma mãe é uma mãe  / e é preciso respeitá-la, pronto”!
Observa que na primeira oração não há nenhuma conjunção, já as demais vêm introduzidas por conjunções coordenativas.
Este é um período composto por coordenação, pois as orações que o compõem são independentes.
A primeira oração (A preguiça é a mãe de todos os vícios) é uma oração coordenada assindética, porque não possui conjunção coordenativa.
A segunda oração (mas uma mãe é uma mãe) é uma oração coordenada sindética adversativa, pois vem introduzida por uma conjunção coordenativa adversativa.
A terceira oração (e é preciso respeitá-la, pronto!) é coordenada sindética aditiva, pois vem introduzida por uma conjunção coordenativa aditiva.

Classificação das orações coordenadas.
As orações coordenadas podem ser:
v  Assindéticas : Não vêm ligadas por conjunções. A ausência da conjunção é marcada, geralmente pela vírgula.
Ex: Ela buscava amorele só pensava em dinheiro.
       Or. coord. assindética               Or. coord. assindética

v  Sindéticas : Vêm ligadas por conjunções coordenativas.
Ex: O golpista mudou sua aparência  e se deu mal.
               Or. coord. assindética                      or. coord. sindética

Classificação das orações coordenadas sindéticas
*      Aditivas: Expressam relação de adição, de soma.
Principais conjunções: e, nem, mas também...
Ex: Ele não se casou com a garota  nem fez fortuna.
         Or. coord. assindética                    or. coord. sindética aditiva

*      Adversativas: Expressam relação de adversidade, de oposição.
Principais conjunções: mas, porém, todavia, contudo, no entanto...
Ex: O plano ia muito bem, no entanto um pequeno detalhe estragou tudo.
        Or. coord. Assindética                or. coord. sindética adversativa

*      Alternativas: Expressam relação de alternância, de escolha ou de exclusão.
Principais conjunções: ou, ou...ou, ora...ora, quer...quer, já...já...
Ex: Ora o casal valsava, ora passeava.
or. coord. sindética alternativa   or. coord. sindética alternativa  

*      Conclusivas:  Expressam relação de conclusão.
Principais conjunções: logo, portanto, por conseguinte, pois (depois do verbo)
Ex: Gosto não se discute, logo se respeita.
         Or. coord. assindética     or. coord. sindética conclusiva


*      Explicativas: Expressam relação de explicação, de justificativa.
Principais conjunções: que, porque, pois (antes do verbo)
Ex: Não fique chateado, porque ela não combinava mesmo com você.
         Or. coord. assindética     or. coord. sindética explicativa

Atividades de fixação:
I-                   Observa a tirinha abaixo:

I-                   Copia a fala do doutor (1º quadrinho):
1.      Este período composto é formado por quantas orações?
2.      Classifica cada uma das orações coordenadas presentes neste período.

II-                Observa a fala da Vovó no 2º quadrinho:Mas que medicamento o senhor pode me receitar para curar a hipocondria”?
1.      A conjunção coordenativa em destaque é:
a)      aditiva                b) adversativa             c) alternativa               d) conclusiva

2.      A conjunção que pode substituir o “mas” na oração acima, sem quebra de sentido, é:
a)      e                 b) porém                   c) porque                    d) logo

III-             Lê os textos e marca a resposta certa:

1-      “... Essa avó era muito engraçada, alta, grandona, sempre escrevendo no computador. Seu nome encantado era Lilibeth.
Ela era um pouco diferente das outras avós, porque era uma bruxa. Pouca gente sabia disso: era um segredo.
Mas ela era uma bruxa boa, claro, das que fazem feitiço para proteger as pessoas e assustar as bruxas más...”
(LUFT, Lia. Histórias de bruxa boa. Rio de Janeiro: Record, 2004)

Da leitura do trecho do livro de Lia Luft, identifica-se que o texto é predominantemente
a)      uma descrição, porque apresenta características de uma pessoa.
b)      uma poesia narrativa, pois conta liricamente a história da avó.
c)      uma dissertação, porque fornece argumentos sobre a personalidade da avó.
d)     uma publicidade, pois convence o leitor de que as bruxas são boas.

2-      Mas ela era uma bruxa boa, claro, das que fazem feitiço para proteger as pessoas...” Neste trecho, a conjunção coordenativa em destaque indica:
a) adição                   b) ideia contrária                           c) alternância                          d) conclusão

3-      Mas ela era uma bruxa boa, claro, das que fazem feitiço para proteger as pessoas...” A conjunção em destaque poderia ser substituída, sem troca de sentido, por:
a) nem                              b) por isso                               c) porque                                d) no entanto

4-      “Mas ela era uma bruxa boa, claro, das que fazem feitiço para proteger as pessoas e assustar as bruxas más...” A oração coordenada em destaque é:
a) aditiva                          b) adversativa                         c) alternativa                          d) explicativa

5-      “O drama das paixões platônicas na adolescência”
Bruno foi aprovado por três sentidos de Camila: visão, olfato e audição. Por isso, ela precisa conquistá-lo de qualquer maneira.
Matriculada na 8ª série, a garota está determinada a ganhar o gato do 3º ano do Ensino Médio e, para isso, conta com os conselhos de Tati, uma especialista na arte da azaração.
A tarefa não é simples, pois o moço só tem olhos para Lúcia – justo a maior crânio da escola.
 E agora, o que fazer? Camila entra em dieta espartana e segue as leis da conquista elaboradas pela amiga.
(REVISTA ESCOLA, março de 2004, p. 63)
Pode-se deduzir do texto que Bruno
a)      chama a atenção das meninas
b)      é mestre na arte de conquistar
c)      pode ser conquistado facilmente
d)     tem muitos dotes intelectuais

6-      Pode-se deduzir do texto que Camila
a)      fará de tudo para conquistar Bruno
b)      é a aluna mais inteligente da 8ª série
c)      só faz o que sugere Tati
d)     morre de ciúmes de Lúcia

7-      Segundo o texto, Lúcia é:
a)      muito bonita
b)      muito inteligente
c)      especialista na arte de azaração
d)     apaixonada por Bruno

8-      “Bruno foi aprovado por três sentidos de Camila: visão, olfato e audição. Por isso, ela precisa conquistá-lo de qualquer maneira”. A oração coordenada em destaque é:
a) aditiva              b) alternativa                                      c) conclusiva                          d) explicativa

9-      “Bruno foi aprovado por três sentidos de Camila: visão, olfato e audição. Por isso, ela precisa conquistá-lo de qualquer maneira. A conjunção em destaque poderia ser substituída, sem troca de sentido, por:
a) porque                          b) nem                                  c) logo                                    d) mas

10-  “Camila entra em dieta espartana e segue as leis da conquista elaboradas pela amiga.” Neste trecho, a conjunção coordenativa em destaque indica:
a) adição                   b) ideia contrária                           c) alternância                          d) conclusão

1          11-   Camila entra em dieta espartana e segue as leis da conquista elaboradas pela amiga.” A oração em destaque é:
a)      Coordenada assindética
b)      Coordenada sindética aditiva
c)      Coordenada sindética adversativa
d)     Coordenada sindética alternativa




domingo, 21 de abril de 2013

Pronomes pessoais - Atividades de fixação


I-                   Lê este outro trecho da música “Estudo errado” de Gabriel Pensador:
(...) Eles me tratam como ameba e assim eu não raciocino
Não aprendo as causas e consequências, só decoro os fatos
Desse jeito até história fica chato
Mas os velhos me disseram que o "porquê" é o segredo
Então quando eu num entendo nada, eu levanto o dedo
Porque eu quero usar a mente pra ficar inteligente
Eu sei que ainda não sou gente grande, mas eu já sou gente
E sei que o estudo é uma coisa boa
O problema é que sem motivação a gente enjoa (...)
(...)Eu gosto dos professores e eu preciso de um mestre
Mas eu prefiro que eles me ensinem alguma coisa que preste
- O que é corrupção? Pra que serve um deputado?
Não me diga que o Brasil foi descoberto por acaso!
Ou que a minhoca é hermafrodita
Ou sobre a tênia solitária.
Não me faça decorar as capitanias hereditárias!! (...)

II-                Refletindo:
1-      Por que Juquinha afirma que o tratam como “ameba”?
2-      Comenta este trecho da letra da música: “Não aprendo as causas e consequências só decoro os fatos”.
3-      O que Juquinha quis dizer com “Eu sei que ainda não sou gente grande, mas eu já sou gente”?
4-      “O problema é que sem motivação a gente enjoa (...)” Tu concordas com Juquinha? Por quê?

III-             Marca a resposta certa:
1-      Eles me tratam como ameba e assim eu não raciocino”. Assinala a alternativa que classifica corretamente os pronomes em destaque neste trecho do texto:
a)      Eles é pronome reto porque é sujeito da oração e “eu” é oblíquo porque exerce a função de complemento;
b)      Eles é oblíquo porque exerce a função de complemento e “eu” é reto porque exerce a função de sujeito;
c)      Ambos os pronomes são retos porque exercem função de sujeito das orações;
d)      Ambos os pronomes são oblíquos porque exercem função de complemento.

2-      “Mas eu prefiro que eles me ensinem alguma coisa que preste”. Assinala a alternativa que classifica corretamente o pronome  em destaque:
a)      O pronome “me” é reto, porque exerce a função de sujeito da oração;
b)      O pronome “me” é oblíquo e exerce a função de objeto direto do verbo “ensinar”;
c)      O pronome “me” é oblíquo e exerce a função de objeto indireto do verbo “ensinar”;
d)      O pronome “me” é oblíquo e exerce a função de complemento nominal.

IV-             A tira abaixo serve de base para as questões 1 e 2:

1-      A tira apresenta a cena da vida de um casal. Descreve o que está acontecendo.
2-      Há, no texto, várias ocorrências de pronomes pessoais. Destaca-os.
a)      O uso de pronomes de 1ª pessoa, associado ao verbo aguentar indica um pressuposto sobre a personalidade da personagem masculina. Que pressuposto  é esse e de que forma o uso dos pronomes contribui para explicitá-lo?
b)      A fala do homem é apresentada como um argumento para que a mulher não vá embora. O uso de um determinado pronome, porém, revela por que esse argumento é absurdo. Destaca esse pronome e explica por que o “argumento” apresentado pode ter o efeito contrário do pretendido.

3-      No trecho “Você não me aguenta mais”? O pronome em destaque é:
a)      Reto, porque exerce a função de sujeito da oração;
b)      Oblíquo e exerce a função de objeto direto do verbo “aguentar”;
c)      Oblíquo e exerce a função de objeto indireto do verbo “aguentar”;
d)      Oblíquo e exerce a função de complemento nominal.

4-      Na fala do homem “...nem eu me aguento...” O pronome em destaque é:
a)      Reto, porque exerce a função de sujeito da oração;
b)      Reflexivo, porque indica que o sujeito pratica e sofre a ação expressa pelo verbo;
c)      Recíproco, porque expressa uma ação mútua;
d)      Pronome apassivador.

V-     Lê este diálogo entre um pai e um filho adolescente:
                  “- Hoje em dia, por causa dessa praga da internet, os jovens não se conhecem mais, nem mesmo se compreendem! É lamentável! – diz o pai.
                     - Ah... paizão, não é assim não... Eu, por exemplo, me conheço muito bem e me compreendo perfeitamente. – conclui o filho”.

1-      Qual a tua opinião sobre o trecho acima?
2-      Segundo o pai, a internet interfere no processo de autoconhecimento e compreensão pessoal. O que tu pensas sobre isso?
3-      O que reflete a fala do filho?
4-      Em relação aos pronomes “se” e “me” presentes nessas falas, identifica a afirmação correta:
a)      O pai pretendeu dar ao pronome “se” o sentido de reflexividade, significando reflexividade, significando  “a si mesmos”;
b)      O filho interpreta o pronome “se” com sentido de reciprocidade, equivalendo, portanto, à expressão “um ao outro”;
c)      Tanto na fala do pai, quanto na do filho, o pronome “se” tem valor reflexivo, significando “a si mesmos”;
d)      O pai emprega a forma “se” com sentido de reciprocidade; o filho atribui a esse pronome o sentido de reflexividade.

           VI-                 Reescreve a frase abaixo, substituindo o pronome “você” pelo pronome “tu”:
                “Já que entre mim e você na há mais confiança, é melhor que você se prepare para viver sozinho”.
  
           VII-        Lê:
                “No discurso de posse, tu deves reafirmar que não te esquecerás dos compromissos que assumiste com teus colaboradores’.
              Fazendo as adaptações necessárias, reescreve a frase substituindo o pronome “tu” por “Vossa Excelência”

 VIII-    Assinala a alternativa em que há ERRO quanto ao uso do pronome pessoal:
a)      O carteiro entregou o telegrama para mim.
b)      Trouxeste o livro para eu ler?
c)      Para mim ler isso, preciso pôr os óculos.
d)      Para mim, ler à noite é um sacrifício.

             IX-    Assinala a alternativa correta  quanto ao uso do pronome pessoal:
a)      Ontem aconteceu uma discussão entre eu e ela.
b)      Entre eu e ela não há mais nada.
c)      Sem mim, eles não iriam ao escritório.
d)      Sem mim autorizar, eles não iriam ao escritório.

                  X- Observa: 

1- O humor da tira decorre da reação de uma das cobras com relação ao uso de pronome pessoal reto, em vez de pronome oblíquo. De acordo com a norma padrão da língua, esse uso é inadequado, pois:
            a)  contraria o uso previsto para o registro oral da língua.
            b) contraria a marcação das funções sintáticas de sujeito e objeto.
            c) gera inadequação na concordância com o verbo.
            d) gera ambiguidade na leitura do texto.
 (ENEM 2011)
                    2-   Em “Vamos arrasar eles” o falante usa:
                        a)      Língua culta                                                   c) gíria
                        b)      Língua coloquial                                            d) regionalismo

          3-   Reescreve a fala da cobra no segundo quadrinho “Vamos arrasar eles” adequando à norma culta:

          XI- Agora que já exploramos bastante a letra da música do Gabriel Pensador “Estudo errado”, proponho que produzas um texto  abordando alguns aspectos citados pelo compositor. Explora, especialmente a dupla possibilidade de sentido do título.
Escreve, revisa, reescreve e depois que julgares que o teu texto está pronto, analisa a presença de pronomes pessoais.
Empregaste estes pronomes no texto? O que aparece mais: pronomes pessoais retos ou oblíquos?
O que trabalhamos nas aulas contribuiu para a produção do texto? Justifica.





terça-feira, 16 de abril de 2013

Trabalhando com HQ - Parte II


 Boa tarde, alunos da 80!

                  Com esta atividade no blog,  vocês terão a oportunidade  de conhecer vários ambientes virtuais que exploram o universo dos quadrinhos.
         Durante os meses de março e abril, trabalhamos com muitos tipos de quadrinhos e aprendemos bastante, como o uso da linguagem não verbal, as metáforas visuais, onomatopeias e tantos outros recursos utilizados nas HQs.
            Agora, vamos sair do livro didático e dos gibis que lemos em aula, vamos conhecer um pouco do que há na internet sobre o tema que estamos trabalhando.
                  Mão à obra!!!
             Inicialmente explorem este universo riquíssimo visitando os espaços sugeridos abaixo:

            Muito bem, depois desta viagem, aterrissem! É hora de voltar ao trabalho...
      Voltem ao "Blog das tirinhas" e observem que eles fazem postagens por personagem, escolham um personagem da preferência de vocês (Mafalda, Hagar, Garfield, etc), cliquem no link que os levará à página que escolheram. Ao visualizarem a tirinha, sigam o roteiro abaixo:
1- Leiam com atenção a tirinha.
2- Observem o uso da linguagem verbal e da linguagem não verbal.
3- Há onomatopeias? Linhas de expressão? E metáforas visuais?
4- Façam uma resenha da tirinha escolhida por vocês.

           Agora, leiam a historinha abaixo:
 
1- Observa nos quadrinhos, as expressões faciais do Cebolinha. O que elas expressam?
2- Observa o uso da linguagem não verbal e o contexto em que ocorre a historinha e indica:
a) Os interlocutores nessa situação de comunicação.
b) O contexto em que ocorre a situação.
c) Há onomatopeias? Em que quadrinhos? O que elas indicam?
d) Há linhas de movimento? Em que quadrinhos? O que elas indicam?
e) Há linguagem verbal? Justifica.
3- Observa o último quadrinho: o que indica a expressão facial do Cascão? E a do Cebolinha?

        Para concluir, façam um comentário sobre esta atividade no espaço destinado aos comentários e enviem o trabalho  desenvolvido nesta aula para: criajeronimo@gmail.com

     Obrigada por realizarem esta atividade com entusiasmo, aguardo ansiosa o resultado do trabalhos de vocês!
                                                                     Professora Sônia 


quinta-feira, 4 de abril de 2013

Resenhando...Turma 80

Boa tarde, turma 80!
          Para garantir a produção de um trabalho de qualidade dentro da proposta de produção de resenhas a partir da leitura de HQs, sugiro que assistam aos vídeos e leiam os textos disponíveis neste post.

Crítica: As aventuras de Pi




Crítica: Amanhecer - parte 2



Exemplos de resenha:
O artista - por Rod Carvalho
O artista - Por Ana Paula Sousa
Resenha de história em quadrinhos: Taikodom Eterno Retorno
Modelos de resenha

         Agora, chegou o momento da reescrita. Leiam os trabalhos que produziram em aula e, com base em todas as informações que receberam sobre o gênero "resenha", reescrevam os textos.
Sei que produzirão ótimos trabalhos!

Educadores Multiplicadores