domingo, 31 de março de 2013

Estudo Errado - Parte II

     Conforme combinado com as turmas 200 e 201, continuamos com as atividades que envolvem a música "Estudo errado" de Gabriel Pensador.


                                                I.                        Leitura silenciosa e oral  do 2º trecho da letra da música “Estudo Errado”:

(...) Na hora do jornal eu desligo porque eu nem sei o que é inflação
- Ué, não te ensinaram?
- Não. A maioria das matérias que eles dão eu acho inútil
Em vão, pouco interessantes, eu fico pu..
Tô cansado de estudar, de madrugar, que sacrilégio
(Vai pro colégio!!!)
Então eu fui relendo tudo até a prova começar
Voltei louco pra contar:
Manhê! Tirei um dez na prova
Me dei bem tirei um cem e eu quero ver quem me reprova
Decorei toda lição
Não errei nenhuma questão
Não aprendi nada de bom
Mas tirei dez (boa filhão!)
Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci
Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi
Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci
Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi
Decoreba: esse é o método de ensino

                              II.         Refletindo:
1-      Por que o Juquinha desliga a televisão na hora do jornal?
2-      Relê os versos três e quatro e comenta a opinião do Juquinha sobre o que lhe ensinam no colégio?
3-      E qual a tua opinião sobre o que te ensinam no colégio?
4-      Por que Juquinha voltou feliz para casa (verso 9)?
5-      Qual a reação dos pais de Juquinha quando ele conta que tirou “dez”?
6-      Segundo o relato de Juquinha, os pais se importam com o fato de ele não ter aprendido nada? Justifica tua resposta.
7-      Comenta estes trechos do texto: “Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci /
Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi...”
8-      Tu achas que o que acontece com Juquinha acontece também em nossa escola? Justifica.
9-      Juquinha finaliza este trecho dizendo que “decoreba” é o método de ensino aplicado na escola em que ele estuda.
a)      O que é decoreba?
b)      O que tu pensas sobre esse método? Ele é eficaz? Justifica.
c)      Esse método é utilizado também em nossa escola? Comenta.
10-  De que forma a escola deve trabalhar para que não ocorra o que Juquinha relata nos versos 15 e 16?


terça-feira, 26 de março de 2013

Turma 80: Trabalhando com HQ

     O gênero textual que estamos desenvolvendo na turma 80 neste trimestre é História em Quadrinhos (HQ).
     O desenvolvimento desta sequência didática prevê diversas atividades:

  •      Leitura e interpretação de HQs  (no livro didático, gibis da Turma da Mônica Jovem, Luluzinha Teen e outros quadrinhos adequados ao interesse dos alunos);
  •     Trabalho no CriAções com visita a outros blogs que publicam HQs;
  •     Produção de HQs.
      Ontem foi dia de leitura. vejam algumas imagens:

















     Parabéns aos alunos da turma 80 pelo interesse e preparem-se: na quinta é dia de produção de texto (resenha da HQ lida ontem).

quarta-feira, 20 de março de 2013

Tecnologia invade sala de aula da Rocinha e muda processo de aprendizado

Alunos dos 1ºs e 2ºs anos da Escola Jerônimo

      O eixo temático escolhido por vocês através da Pesquisa aplicada em sala de aula no dia 07/03/2013 foi "Cultura digital, comunicação e uso de mídias".
     Vamos começar nossa conversa sobre o assunto, assistindo a uma reportagem que foi ao ar no Fantástico no dia 03/03/2013. 




      Agora, façam uma análise do conteúdo da reportagem e respondam às questões abaixo:
1- A tecnologia pode melhorar o ensino? De que forma?
2- Qual o papel da tecnologia na sala de aula?
3- Que mudanças ocorreram nas escolas apresentadas na reportagem (Escola da Rocinha, escola do bairro Capão Redondo em São Paulo e na escola particular, também de São Paulo)?
4- Qual o papel da equipe diretiva, dos professores e dos alunos nesta nova proposta educacional? 
5- O que diz Henrique Sobreiro, doutor em Educação / UERJ, sobre a importância de introduzir a informática na escola? 
6- Qual a opinião de vocês sobre o depoimento do dr. Henrique?
7- Qual a proposta do Ministério da Educação para a inclusão digital dos professores? 
8- Distribuir tablets para os professores é importante? Justifiquem.
9- Deem a opinião de vocês sobre a reportagem?
10- De que forma podemos trabalhar neste ano para aprendermos mais sobre tecnologia e os melhores meios de utilizá-la de forma eficiente na escola?
11- Espaço para críticas, sugestões:


Alunos das turmas 200 e 201:
Enviem o trabalho por e-mail para: criajeronimo@gmail.com  ou entreguem para a professora Sônia até o dia 28/03/2013.
Alunos da turma 100 e 101:
Enviem o trabalho por e-mail para: criajeronimo@gmail.com  ou entreguem para a professora Sônia até o dia 11/04/2013.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Revisando as classes gramaticais


I-                   Vamos recordar as classes gramaticais, relacionando o nome de cada uma delas aos exemplos e aos conceitos:
Exemplos
Classes gramaticais
Conceito
(   ) de, em ,para, por, a
(1) substantivo
(     ) Palavras que dão nome aos seres.
(   ) amanhã, longe, não, bem
(2) artigo
(     ) Palavras que expressam características do ser.
(  ) cinco, primeiro, meio, oitavo
(3) adjetivo
(  ) Palavras que indicam quantidade, ordem, multiplicação ou fração.
 (  ) o, a, um, uma
(4) pronome
(     ) Palavras que se antepõem ao substantivo para defini-lo ou indefini-lo.
(  ) eu, minha, este, alguém, lhe
(5) numeral
(   ) Palavras que substituem ou acompanham o substantivo.
(  ) ler, rir, pôr, sonhar
(6) verbo
(  ) Palavras que exprimem ação, estado ou fenômeno da natureza.
(  ) Oh! Ah! Ai!
(7) preposição
(   ) Palavras que exprimem circunstâncias de tempo, modo, lugar, etc.
(  )  feliz, livre, cheio, mau
(8) advérbio
(  ) Palavras que servem de ligação entre dois termos.
(  ) e, mas, ou, quando, conforme
(9) interjeição
(  ) Palavras que ligam orações.
(  ) Gabriel, professora, aluno
(10) conjunção
(  ) Palavras que exprimem estado emocional.

II-                 Marca a resposta certa:
1- Assinala a alternativa em que as palavras em destaque são, respectivamente, pronome reto e advérbio:
a) Euaqui pra quê? (verso 1)
b) Ou será que é pra sentar, me acomodar e obedecer? (verso 3)
c) Sem recreio de saco cheio porque eu não fiz o dever (verso 5)
d)A professora já tá de marcação porque sempre me pega (verso 6)

2- “E ela esfrega na minha cara um zero bem redondo “ (verso 8) As palavras em destaque neste trecho do texto são, respectivamente:
a) substantivo, artigo, verbo
b) adjetivo, advérbio, pronome indefinido
c) numeral, advérbio, adjetivo
d) conjunção, interjeição, substantivo

3- “Mas meus pais só querem que eu "vá pra aula!" e "estude!" (verso 11) A conjunção em destaque é:
a) coordenativa aditiva
b) coordenativa  adversativa
c) subordinativa integrante
d) subordinativa adverbial causal

4- “ Disfarçando, espiando, colando toda prova dos colegas” (verso 7) As formas verbais em destaque estão no:
a) infinitivo                 b) gerúndio                 c) particípio                 d) indicativo

5- “ E quando chega o boletim em casa eu me escondo” (verso 9) As palavras em destaque são, respectivamente:
a) conjunção subordinativa adverbial temporal, advérbio de lugar, pronome oblíquo
b) conjunção subordinativa adverbial concessiva, advérbio de tempo, pronome reto
c) conjunção subordinativa adverbial consecutiva, advérbio de negação, pronome demonstrativo
d) conjunção subordinativa adverbial causal, advérbio de dúvida, pronome indefinido

6-        As expressões em destaque são verbos, exceto em:
a)      Eu tô aqui pra quê”? (verso 1)
b)      Será que é pra aprender”? (verso 2)
c)      “Ou será que é pra sentar, me acomodar e obedecer”? (verso 3)
d)      “Tô tentando passar de ano pro meu pai não me bater” (verso 4)

7-             Assinala a alternativa em que a palavra em destaque é uma conjunção que dá ideia de tempo:
a)      Ou será que é pra sentar, me acomodar e obedecer”? (verso 3)
b)      Sem recreio de saco cheio porque eu não fiz o dever(verso 5)
c)      E ela esfrega na minha cara um zero bem redondo(verso 8)
d)      E quando chega o boletim lá em casa eu me escondo(verso 9)

sexta-feira, 8 de março de 2013

Encerramento do projeto Criações

O Projeto Criações encerra suas atividades neste ano com duas atividades: O I Festival de Talentos e o II sarau à luz do dia.
No dia 12/11/2012 aconteceu no Clube Social e Recreativo o Festival de Talentos. Os alunos das séries iniciais ao Ensino Médio participaram em quatro categorias: teatro, declamação, música e dança.
13/11/2012 foi o a vez do "II sarau à luz do dia", com a apresentação de produções inéditas dos alunos do Jerônimo e a premiação do II Concurso de produções artísticas.
No dia 14/ 11/2012 aconteceu a Mostra de Ciências, Arte e Literatura.
O encerramento do "CriAções" foi um sucesso. Confiram alguns momentos:
Virgínia, turma 70, declamando.
Festival de talentos

Anthony e Valentina apresentaram parte do evento.
Festival de talentos

Turma 80 preparando a maquete.
Mostra de Ciências, Arte e Literatura

Alunos das séries iniciais prestigiando o trabalho da 80.
Mostra de Ciências, Arte e Literatura

Anthony Colares, turma 70, apresentando um vulcão,
Mostra de Ciências, Arte e Literatura

Nicole e Jenifer - animais vertebrados
Mostra de Ciências, Arte e Literatura

Valentina, Virgínia e Tainá - oficina de sucos
Mostra de Ciências, Arte e Literatura

Professor Vinícius e alunos da turma 60 - Apresentação de teatro.
Mostra de Ciências, Arte e Literatura


Estudo errado - Gabriel Pensador

Vídeo “Estudo Errado” de Gabriel Pensador



                                         I.                        Leitura silenciosa e oral  de trechos da letra da música:

Estudo Errado

Eu tô aqui pra quê?

Será que é pra aprender?
Ou será que é pra sentar, me acomodar e obedecer?
Tô tentando passar de ano pro meu pai não me bater
Sem recreio de saco cheio porque eu não fiz o dever
A professora já tá de marcação porque sempre me pega
Disfarçando, espiando, colando toda prova dos colegas
E ela esfrega na minha cara um zero bem redondo
E quando chega o boletim lá em casa eu me escondo
Eu quero jogar botão, videogame, bola de gude
Mas meus pais só querem que eu "vá pra aula!" e "estude!"
Então dessa vez eu vou estudar até decorar “cumpádi”
Pra me dar bem e minha mãe deixar ficar acordado até mais tarde (...)

                II.            Refletindo:
1)   Observa este trecho da letra da música:
 “Eu tô aqui pra quê? /Será que é pra aprender? / Ou será que é pra sentar, me acomodar e obedecer?
a)      Por que  o compositor faz estes questionamentos? 
b)      O que ele quis dizer com “Ou será que é pra sentar, me acomodar e obedecer”?
c)      Como tu achas que o compositor se sente em relação à escola?
d)      E tu, vens para a escola para quê?

2)   Com base nas informações contidas na letra da música, caracteriza:
a)         O aluno (quem dialoga na canção);
b)        O pai;
c)         A professora;
d)        A escola.

3-    “A professora já tá de marcação porque sempre me pega / Disfarçando, espiando, colando toda prova dos colegas”
a)      Comenta as atitudes do aluno e da professora explícitas neste trecho.

4-            O que o aluno resolveu fazer? Por quê? 

Por que estudar?

Neste início de ano letivo, convidamos os alunos  a algumas reflexões:
Por que estudar?
Como  vocês se sentem neste início de ano letivo?
Qual a importância do estudo?
De que forma você pretende vencer os obstáculos que surgirem neste ano letivo?

As respostas foram bastante interessante e dão a professores e alunos oportunidades de repensar algumas práticas e conceitos.

Observem algumas falas significativas que surgiram durante a conversa:

"Quero estudar para ser alguém na vida".
"As aulas que dão mais sono são as que os professores falam demais  e quando não tem muito o que fazer".
"Não aprendemos porque o conteúdo é chato".
"Na sala de aula, sinto sono e preguiça".
"Precisamos de pensamento positivo para vencer os obstáculos".

Se analisarmos essas falas, temos muitos o que repensar sobre nossas ações (tanto alunos como professores)
"Como posso ajudar meu aluno a ser alguém na vida?"
"Como apresentar os conteúdos de forma interessante que motive o aluno a  agir e aprender?"
"O que fazer para que nas minhas aulas os alunos sintam menos sono e preguiça?"
"Como estimular pensamentos e ações positivas?"

Essas e outras reflexões precisamos estar dispostos a fazer se quisermos que nossos alunos aprendam e participem efetivamente de nossas aulas.

O Portal teen publicou recentemente  o post "Volta às aulas com o pé direito". Vale a pena ler e comentar.

Nas aulas de Língua Portuguesa dos 2ºs anos (turmas 200 e 201) do Ensino Médio do Jerônimo, propomos uma reflexão sobre a letra da música "Estudo errado" de Gabriel Pensador. Assista ao clipe e veja a aula no próximo post.

Bom início de ano a todos!

Professora Soninha.


Educadores Multiplicadores